Estudantes anapolinos se destacam na Olimpíada Brasileira de Astronomia
22 novembro 2014 às 10h46
COMPARTILHAR

O município de Anápolis participou com 28 escolas – 26 da rede pública e duas da rede privada e mais de mil estudantes –, da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), onde conquistou 23 de medalhas – duas de ouro, nove de prata e doze de bronze.
De acordo com o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fabrízio Ribeiro, o resultado superou as expectativas, levando em consideração que, no ano passado, apenas duas unidades escolares se inscreveram no concurso. “Isso é consequência de um trabalho dinâmico e consistente da equipe que se responsabilizou pela divulgação e orientação, aliado ao interesse das unidades escolares participantes”, afirma.
O mérito das conquistas dos estudantes observado neste ano está ligado diretamente, ainda segundo Fabrízio Ribeiro, à inauguração do Planetário Digital e ao planejamento e efetivação da capacitação dos professores da rede municipal de ensino em astronomia, com o Encontro Regional de Ensino de Astronomia (45º Erea), realizado em janeiro último, que contou com a presença do Instituto de Geofísica da Universidade São Paulo (USP) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Para o secretário, a gestão do prefeito João Gomes (PT) tem uma política disposta para área de ciência e tecnologia, como ações de inclusões digitais, pontos de acesso gratuitos à internet, além da modernização da administração pública. Portanto, isso explica porque o município é considerado o sexto mais digital do País.
Outra iniciativa da pasta, foi a realização do Projeto Canópus, que atendeu 40 alunos na rede municipal inscritos no nível II da OBA, com aulas e oficinas de astronomia e astronáutica, considerando o conteúdo da prova da olimpíada.
Nesta segunda feira, 24, os estudantes recebem os certificados de participação e suas medalhas, no Teatro Municipal.