Ernani de Paula ensaia ressurgimento político próximo ao governo estadual
12 setembro 2015 às 16h12
COMPARTILHAR

O ex-prefeito de Anápolis e empresário dono da Universidade São Marcos, Ernani de Paula, deu início aos ensaios de ressurgimento à cena política anapolina. Ele, que esteve afastado dela por alguns anos, dá sinais que quer voltar a perfilar juntamente com quem faz da vida pública um ofício. Comenta-se nos bastidores que Ernani estaria se aproximando do governo estadual, ou seja, caso ressurja de vez no meio político, a reestreia será ao lado da base aliada do governador Marconi Perillo (PSDB) — mais precisamente da secretária de Educação, Raquel Teixeira.
Discrição não é a palavra certa para descrever Ernani de Paula na política. Visto como polêmico e excêntrico, o ex-prefeito já sofreu alguns esbarrões neste seu intento de retorno à vida pública. Recentemente ele esteve em meio a uma polêmica com o vereador Jackson Charles (PSB) por questões relacionadas a espaço no PSB anapolino. Ernani teria recebido sinal verde do empresário e pré-candidato à Prefeitura de Goiânia Vanderlan Cardoso, para se filiar à legenda socialista com vistas a uma possível candidatura a prefeito ou a vereador. Charles não teria gostado e abriu fogo contra Ernani.
Polido e experiente no jogo da política, por sua vez, Ernani não retribuiu a carga de artilharia desferida pelo vereador socialista. Pelo contrário. Solenemente tratou de aparar as arestas, afirmando que ele e seu grupo político ainda não haviam definido a qual sigla engrossariam fileira. Sobre o PSB, o partido está com as portas abertas a ele, algo que Ernani considera honroso e aguardando o momento propício para apresentar sua definição.
Enquanto isso, é bom ficar de olho em Ernani. O empresário pode ter uma carta na manga que deve embaralhar o jogo nas eleições municipais do ano que vem. Seja pelo PSB ou qualquer outro partido da base aliada, ele terá peso e papel de protagonista. Sua passagem pela Prefeitura deixou marcas, sejam positivas ou negativas. Noutras palavras, Ernani ainda estaria no imaginário e na memória do eleitor anapolino.
Espaço estratégico
Em relação ao flerte com o governo estadual, cabe especulações que levam a interesses empresariais, o que é legítimo. Proprietário da Universidade São Marcos, uma das mais tradicionais instituições de ensino superior brasileiras sediada na cidade de São Paulo, Ernani pode estar de olho na reforma educacional anunciada pela pasta da Educação. Isto é, há grande possibilidade da efetivação de parceria público-privada (PPP) ou repasse da administração de escolas públicas estaduais às organizações sociais (OS). Trata-se de um projeto audacioso que pode revolucionar o ensino público no Estado e, diante desta possibilidade, Ernani poderia estar pleiteando espaço com sua expertise como empresário da Educação para selar uma parceria com o governo nesta área.