Ernani de Paula é pré-candidato a prefeito e vê em Baldy a sua imagem e semelhança
21 novembro 2015 às 12h14
COMPARTILHAR
O ex-prefeito de Anápolis Ernani de Paulo (Pros) parece ter mudado de ideia em relação à maneira como participará do processo eleitoral do ano que vem. Até pouco tempo, o empresário se posicionava como candidato a vereador pelo partido de Eurípedes Júnior. Agora, corre nos bastidores da política anapolina que os reais planos do ex-prefeito estão voltados para a chefia do Executivo da segunda mais rica cidade do Estado.
Outro fato que chamou atenção foi o elogioso artigo assinado pelo ex-prefeito e publicado em seu blog pessoal, em que tece rasgados louvores ao deputado federal Alexandre Baldy (PSDB). O curioso é que o parlamentar tucano pode ser adversário de Ernani no pleito do ano que vem para prefeito. Isso se de fato a candidatura de ambos vingar.
A legenda do governador Marconi Perillo ainda não decidiu quem representará a sigla como cabeça de chapa na eleição majoritária de 2016. Muitos nomes se apresentam: além de Baldy, Onaide Santillo, Ridoval Chiareloto, Frederico Jayme e Fernando Cunha Neto. Mas é o ex-titular da Secretaria de Indústria e Comércio o quadro mais cotado, principalmente se for considerado o poder do parlamentar de montar estrutura competitiva capaz de contrapor o projeto de reeleição do prefeito João Gomes (PT).
Em seu artigo, Ernani diz que Baldy “é um político e empresário jovem, dinâmico e repleto de novas ideias.” Mais: que o parlamentar tucano “representa uma renovação em sua legenda, ou seja, um partido que está à espera de um novo nome, de um grupo que traga novos ares e novos pensamentos e atitudes.”
Ernani vai além. Ele enxerga em Baldy sua imagem e semelhança, ou seja, o que o ex-prefeito foi no passado, Baldy é no presente. Ernani afirma que Baldy remete ao que ele representava para a cidade no ano 2000. “Quando fui candidato nas eleições daquele ano, muitas vezes fui rechaçado por ser forasteiro e não ter ligação com a política.”
Ernani não perdeu a oportunidade de colocar mais lenha na fogueira e aproveitou para alfinetar algumas lideranças tucanas de Anápolis: “O mais curioso é que o grupo que me perseguiu e tentou impedir a minha consolidação como candidato é o mesmo, com os mesmos personagens, que hoje tentam minar a ascensão de Baldy dentro do PSDB como candidato.”
Plano ousado
Mas afinal, qual seria a verdadeira mensagem intrínseca no elogioso artigo de Ernani direcionado a Baldy? Nas entrelinhas daria para interpretar que o cordial texto do ex-prefeito é um sinal de que, caso sua candidatura a prefeito pelo Pros não ganhe forma, poderá então partir para uma eventual composição de vice de Baldy. Mas se os caciques do PSDB não aceitarem tal arranjo político? Podem até protestar, mas como diz aquele velho ditado popular, quem paga a conta escolhe a música, ou seja, se Baldy vai bancar sua estrutura de campanha ele terá plenos direitos de escolhe seu vice. É simples assim.
A tese de que Ernani está se colocando agora como pré-candidato a prefeito de Anápolis com a possibilidade de ser vice de Baldy ganha força com o seguinte parágrafo: “Se o seu objetivo é ser o novo Marconi em 2018 e disputar o governo de Goiás, Baldy tem um trampolim estratégico com a disputa pela Prefeitura de Anápolis no ano que vem. O deputado seria um dos nomes de confiança de Marconi na cidade e isto pode ser o facilitador de todo o processo.”
Neste trecho do artigo, Ernani já projeta o deputado federal e ex-secretário de Indústria e Comércio de Marconi na disputa ao governo estadual em 2018 com chance real de vitória. Desta forma, caso venha a ser novo inquilino do Palácio das Esmeraldas, o tucano abriria espaço para que Ernani, na condição de vice-prefeito, venha a assumir a Prefeitura de Anápolis em 1º de janeiro de 2019. Como sonhar não custa nada, o ex-prefeito antecipa sua volta à vida política de Anápolis em um cenário de céu de brigadeiro. Mas é bom lembrar que a “realpolitik” nem sempre é condescendente com passos em falso.