Um dos objetivos atuais do Enem é medir a qualidade do ensino médio nas escolas brasileiras, além de descrever o contexto social dos alunos / Flavio Moraes/G1
Um dos objetivos atuais do Enem é medir a qualidade do ensino médio nas escolas brasileiras, além de descrever o contexto social dos alunos / Flavio Moraes/G1

Os colégios anapolinos Delta e Galileu ficaram, respectivamente, em 5° e 9° lugar no ranking goiano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A lista com o desempenho de cada escola no Enem foi divulgada no início da semana passada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

O Colégio WR, de Goiânia, obteve a melhor nota média de Goiás e aparece na 33ª colocação em nível nacional. O Colégio Delta ficou na 214ª posição, no ranking brasileiro, com média 642,39 na prova objetiva, e, na redação, 717,70. Já o Colégio Galileu ficou em 390º lugar com 628,46 pontos na média da prova objetiva e 668,33 na redação. Ainda que a posição assuste, em nível nacional, ambas as escolas obtiveram um indicador socioeconômico “muito alto”.
O ranking refere-se à edição passada do Enem, com base nas provas aplicadas em 2013, e comtempla um dos objetivos do Instituto que é o de medir a qualidade do ensino médio nas escolas brasileiras. O índice ainda possibilita a consulta do desempenho médio, porcentuais de alunos em cada um dos níveis de desempenho, a média dos 30 melhores alunos e a formação docente.

“Na análise de dados educacionais, é particularmente necessário descrever o contexto social dos alunos, que tem grande influência nos resultados”, afirma o presidente do Inep, Chico Soares. O ranking apresenta 14.715 instituições de ensino médio de um total de 25.909 escolas avaliadas.

A maioria das instituições com as melhores notas no País se encontra na região Sudeste.