Em situações de traumas provocados por acidentes, sequelas causadas por Acidente Vascular Cerebral (AVC) e outras doenças, a reabilitação física é fundamental porque permite ao paciente seu retorno ao ambiente familiar, social e do trabalho. Em Anápolis, pessoas que necessitam deste tipo de serviço contam com o Centro de Reabilitação Física Syrio Quinan (Crefa), que dispõe de uma equipe multidisciplinar com profissionais especializados e é referência em atendimento humanizado. Mais de 700 pessoas são atendidas, gratuitamente, por mês.

A unidade recebe pacientes com deficiências diversas encaminhados de outras unidades. Primeiramente, eles passam por uma triagem que determina o tipo de tratamento ao qual será submetido, que pode ser de fisioterapia ortopédica e neurológica; fonoterapia; terapia ocupacional individual e em grupo; psicoterapia para paciente ou familiar diante de indicação dos demais especialistas desta unidade, e consultas ortopédicas.

Segundo o coordenador do Crefa, Matheus Eleutério, a filosofia da unidade é trabalhar com humanização. Cada paciente que passa pelo Crefa recebe um tratamento exclusivo que trata não somente o problema físico, mas também o emocional. “O paciente precisa ter confiança em nós e para conquistá-la nós o tratamos com toda a atenção e cuidado”, explica.