Após um ano e meio, viaduto do Daia é entregue aos anapolinos
25 outubro 2014 às 09h51

COMPARTILHAR

Com quase R$ 30 milhões investidos e um ano e meio após o início das obras, a Prefeitura de Anápolis e o Ministério dos Transportes entregaram, oficialmente, o viaduto construído no encontro das BRs 060/153 e local de acesso ao Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia). Ainda que liberado há algumas semanas, o ato solene de entrega do viaduto foi realizado na terça-feira, 21, com a presença do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, que destacou a importância da obra localizada em uma rodovia que corta todo o território brasileiro – a Transbrasiliana.
Porém, nem tudo são flores. O viaduto estava previsto para ser entregue em agosto. A obra, que de fato significa um grande benefício para quem transita pela BR-153 e, principalmente, para a população da cidade, envolveu diversos transtornos durante seu andamento. Primeiramente, por ter demorado anos para sair do papel. Depois, por ter causado longos congestionamentos e acidentes, que marcaram o período de construção da obra.
Na solenidade, o prefeito João Gomes lembrou os transtornos. Segundo ele, o viaduto é uma conquista que merece ser comemorada: “É uma obra aguardada há quase uma década e sua conclusão traduz a importância de Anápolis no cenário regional e nacional”. Gomes também destacou que o entroncamento das BRs 060/153, trecho de grande fluxo, não suportaria a estrutura antiga e que, com a obra, o trânsito será mais seguro, sem contar o fim dos engarrafamentos.
A prefeitura divulgou um dado da Polícia Rodoviária Federal de Goiás, em que 40% dos acidentes entre os quilômetros 84 e 102 da BR-060 se concentravam no trecho onde foi construído o viaduto. Em horário de pico, cujo tráfego de carros é bem maior, a estatística no trecho era de 80% das ocorrências.
No evento, organizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transposrtes (Dnit), Gomes falou de algumas obras de infraestrutura urbana que envolvem o trânsito de Anápolis que devem ser iniciadas em breve. Segundo ele, são obras de corredores de ônibus e viadutos que vão melhorar a fluidez no trânsito da cidade e que serão realizadas em parceria com o governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Mobilidade).