Marcos Aurélio Silva
Marcos Aurélio Silva

Habilidade e prestígio: equilíbrio na ascensão política de Lissauer Vieira

Presidente da Alego emergiu como líder por saber se posicionar como interlocutor, ser presente nas articulações e ter foco em sua carreira política

Não existe nenhuma ação política sem uma liderança. Geralmente essa liderança nasce do prestígio ou da habilidade. Ambos são determinantes para os resultados eleitorais, mas só em poucos casos essas características se somam ao mesmo líder.

A habilidade política pode ser notada na capacidade de estabelecer vínculos, fazer contatos e gerar influência. O prestígio é fruto da reputação e sua relevância no cenário político e na sociedade. 

Neste ano, a pandemia fez do cenário político algo muito atípico e que exige ainda mais habilidade e prestígio para que as ações se realizem. O ritmo dos trabalhos foi afetado. O distanciamento afeta também as negociações para composição de apoios que visem as eleições municipais, além da necessidade de se manter o equilíbrio e a harmonia entre os poderes: Executivo e Legislativo.

Em uma lista de nomes que possuem esse perfil destaca-se Lissauer Vieira (PSB), presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). O deputado estadual tem como base eleitoral a cidade de Rio Verde, o mais próspero município do Sudoeste, mas tem seu prestígio reconhecido em todas regiões do Estado, justamente por ser o mais atuante interlocutor e articulador na política goiana.

Conciliador, moderado e com foco. Esses são os atributos repetidos por alguns dos que trabalham próximo ao deputado estadual e conhecem sua forma de atuar. “Lissauer tem acesso e é amigo de várias lideranças políticas de diferentes siglas. Isso é graças ao seu histórico e sua forma de trabalhar”, disse um aliado político para exemplificar o prestígio alcançado pelo presidente da Alego.

Lissauer foi diagnosticado com a Covid-19 e há cerca de 15 dias. Como tem se recuperado bem, não se afastou integralmente da política. De casa, em isolamento, o presidente da Alego tem falado com deputados e aliados sem se afastar das articulações para as eleições municipais.

Destaque nas costuras políticas

Lissauer Vieira e Juraci Martins: mais do que aliados políticos, são amigos | Foto: Reprodução

Assim como sua carreira política, a capacidade de articulação de Lissauer emergiu e se reforçou nos últimos anos. Amadureceu politicamente e, hoje, é um político estadual, não mais apenas do Sudoeste goiano. Dialoga com os deputados e sabe ouvi-los. Os pedidos de reuniões feitos por políticos do próprio partido e de outras legendas se avolumam com a chegada das eleições municipais. 

O presidente da Alego participa ativamente das articulações para o pleito eleitoral. E se engana quem pensa que o deputado está limitado à região de Rio Verde ou mesmo que apenas os correligionários do PSB contam com sua interlocução.

Hábil nas costuras de bastidores, Lissauer ganha importância no cenário estadual. Exemplo, o presidente da Assembleia é um dos principais fiadores para a candidatura do deputado estadual Diego Sorgatto (DEM) à Prefeitura de Luziânia. Em Rio Verde, Lissauer deve  anunciar seu apoio ao médico e prefeito Paulo do Vale, do Democratas. Essa aliança lhe dará condições de bancar o nome de um vice na cidade. 

Com estilo de atuação ponderado que lhe garante acesso a muitos líderes partidários, Lissauer ainda trabalha para amarrar candidaturas em outras cidades, como Quirinópolis, Acreúna e Jataí. Hoje o presidente da Alego está presente nas articulações em todas regiões do Estado.

Trajetória e projeção

Lissauer fez carreira política a partir da coordenação da coligação que reelegeu Juraci Martins prefeito de Rio Verde em 2012. As costuras políticas que permitiram aos partidos da base do prefeito eleger seus vereadores também passaram por Lissauer, que foi nomeado secretário de Comunicação da cidade. 

A habilidade para construir alianças Lissauer provou que tinha ao contribuir para a eleição de Juraci. Mas ainda precisava construir prestígio na política. Se lançou candidato a deputado estadual em 2014 e recebeu 29.676 votos para o seu primeiro mandato na Assembleia.

Em 2018, foi reeleito deputado, quando provou sua capacidade de liderança e chegou à presidência da Casa para o biênio 2019-2021. Em outubro de 2019, Lissauer foi reeleito por unanimidade para se manter no cargo de presidente da Alego em eleição antecipada para o biênio que começa em fevereiro de 2021 e segue até janeiro de 2023.

Caiado entrega ao presidente da Alego, Lissauer Vieira, a PEC da Previdência / Foto: Reprodução

Outra conquista foi a posse no cargo de presidente das Assembleias Legislativas do País, em fevereiro de 2020. O novo posto integra a diretoria da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).

Desde que assumiu o mandato de deputado, Lissauer se destacou. À frente da Alego, o parlamentar atuou de forma muito oportuna para a reforma previdenciária em Goiás. “Lissauer fez o que estava dentro do jogo político e jogou muito bem, mostrou novamente que tem uma habilidade incrível”, avalia um interlocutor sobre a atuação do presidente para aprovação da matéria ao final de 2019.

O presidente da Alego também se tornou um forte aliado do governador Ronaldo Caiado (DEM), principalmente nas ações de enfrentamento à Covid-19. Lissauer tem atuado de maneira convergente e tem feito interlocução com prefeitos e representantes dos municípios goianos.

É clara a capacidade de Lissauer de conquistar apoio dos seus pares. O presidente da Assembleia usa sua habilidade e prestígio como instrumento de convencimento, que lhe dão capacidade de ação parlamentar muito forte.

Com esse perfil e a posição conquistada nos dois mandatos como deputado estadual, Lissauer Vieira tende a se fortalecer até 2022. Aliados dizem que o presidente do Legislativo trabalha para se lançar candidato a deputado federal. Mas parte dos políticos já o colocam em condições de entrar na disputa majoritária em Goiás.

Lissauer surge como nome cotado para vice-governador. Até mesmo senador. Esse seria o reconhecimento pela habilidade e prestígio que fizeram do deputado um líder na política goiana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.