Campanha começa oficialmente e as estratégias são colocas em prática
21 agosto 2022 às 00h00
COMPARTILHAR
Começou oficialmente a campanha eleitoral desde ano. Embora os candidatos já estivessem se movimentando há muito tempo, é agora que o pedido do voto está liberado. A marca de 2 de outubro está a cerca de 40 dias e as estratégias de convencimento do eleitor serão testadas. Nos primeiros dias já deu para sentir como os principais candidatos vão se portar.
Foi só o relógio marcar zero hora de 16 de agosto para as redes sociais começarem a receber uma enxurrada de posts e vídeos dos candidatos que disputam o pleito de outubro. Candidatos à presidência, ao governo, ao senado e aqueles que concorrem a deputado federal, estadual já saem em busca do 4,87 milhões de eleitores aptos a votar no Estado. Pela legislação eleitoral, os candidatos estão autorizados a fazer caminhadas, carreatas com carro de som e a distribuir material de campanha até as 22h. A campanha vai até 1º de outubro, um dia antes do primeiro turno.
Nos primeiros dias de campanha já deu para sentir como devem agir os candidatos ao governo do estado. Liderando as pesquisas, o governador Ronaldo Caiado (UB), escolheu Aparecida de Goiânia para a primeira grande reunião de sua campanha à reeleição. No encontro realizado na noite de quarta-feira, 17, que também selou os apoios do deputado estadual Max Menezes e da vereadora Camila Rosa, ambos do PSD, o candidato reforçou o intuito de minar seu adversário, o ex-prefeito da cidade, Gustavo Mendanha (Patriota).
O início das atividades eleitorais de Caiado em Aparecida de Goiânia traz consigo o simbologismo do esvaziamento da campanha de Mendanha, que nos últimos dias perdeu apoiadores, que migraram para a campanha de reeleição do governador. A campanha caiadista demonstra que será intensa e que deseja resolver a eleição ainda no primeiro turno, ou seja, vai trabalhar não só para impedir o crescimento do ex-prefeito de Aparecida, mas conquistar os votos que seriam dele.
A estratégia adotada por Mendanha nesse início de campanha é na verdade uma resposta as investidas do grupo caiadista em suas bases eleitorais. O ex-prefeito teve sua agenda marcada por participação em lançamento de candidaturas de apoiadores e caminhadas em cidades da região metropolitana – Goiânia, Aparecida, Senador Canedo, Anápolis. A busca pelo corpo a corpo com eleitores e também de manter os apoiadores, que ainda lhe restam, sob sua vigília é uma demonstração de que ele está preocupado em não perder o espaço eleitoral que ele possuí, ao invés de buscar mais tornar seu nome conhecido em regiões onde ele ainda é desconhecido do eleitorado.
O terceiro coloca das pesquisas, Major Vitor Hugo (PL) iniciou sua campanha na região Sudeste do Estado – em Jataí. O foco: dar o pontapé na campanha ao lado dos empresários do agronegócio que demonstram uma identificação com o bolsonarismo. Na quinta-feira, 18, durante a sua live semanal, o presidente Jair Bolsonaro citou que Major Vitor Hugo é o seu candidato em Goiás. Como já era de se esperar, essa será a linha da campanha do governadoriável: buscar ampliar sua aprovação entre os eleitores da direita e extrema-direita – sempre se apoiando no presidente.
O candidato Wolmir Amado (PT), começou sua campanha em Goiânia. Na região de campinas o petista promoveu uma caminhada que dá o tom de que suas ações serão no corpo a corpo, principalmente junto a militância, que é uma marca do partido. O PT é o partido com maior capilaridade em Goiás, isso porque possui o maior número de diretórios formados nos municípios goianos. Característica que dará a Wolmir abertura para fazer uma ampla campanha também no interior.