COMPARTILHAR

A TV Tupi foi a primeira emissora de televisão do Brasil. Inaugurada por Assis Chateaubriand, em 1950, a Tupi fez história não apenas pelo pioneirismo como também pela sua programação. Jornalismo, novelas, programas de auditório, tudo começou ali no bairro do Sumaré em São Paulo. Há quem diga que, no dia da inauguração, Assis Chateaubriand estourou uma garrafa de champanhe em uma câmera.

Até os anos 1970, todos os artistas de destaque passaram pela TV Tupi. Atores, atrizes, apresentadores, equipes técnicas se formaram ou foram apresentados para o grande público na tela da Tupi. Aqui em Goiânia, o sinal da Pioneira era retransmitido pela TV Goiânia, canal 4. Os estúdios ficavam na Avenida Goiás, perto da Praça Cívica. No final dos anos 1970, a Tupi estava capenga. Dívidas e a concorrência da Globo jogaram a emissora em uma crise que só acabou quando o governo federal cassou a concessão.

Às vésperas da lacração dos transmissores, os artistas da Tupi fizeram uma vigilia e imploraram ao Presidente João Figueiredo não fechar a emissora. Lágrimas, discursos, olhares tristes, tudo isso marcou os instantes finais da primeira emissora de televisão. Na noite do dia 18 de julho de 1980, as imagens do Papa João Paulo II celebrando a Missa no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, enquanto o locutor lia a última mensagem ao Presidente, foram as últimas da Tupi. Os funcionários da Dentel entraram na sede da emissora e lacraram os transmissores.

Naquele ano de 1980, a Tupi faria 30 anos. Nem deu para comemorar. O que sobrou da Pioneura foi repassado para Adolpho Bloch criar da TV Manchete e Silvio Santos, o SBT.