COMPARTILHAR

O rádio já teve muitas rainhas. Carmem Miranda, Marlene, Dalva de Oliveira, Linda Batista, entre outras disputaram a coroa e o reinado da música brasileira. Mas os homens não ficavam para trás. Cauby Peixoto, Pery Ribeiro, Agnaldo Rayol e Jorge Goulart foram reis e eram disputados a tapa pelos fãs.

Os 16 de janeiro não passavam em branco para os fãs de Jorge Goulart, pois era a data do seu aniversário. Com certeza as fãs escreviam cartas para o ídolo do rádio nascido no Rio de Janeiro em 1926. Ele foi estrela das rádios Tupi e Globo em 1948. Seus discos vendiam como água.

Não foi só no rádio que Jorge Goulart se destacou. Ele participou de filmes como “Não É Nada Disso”, “Aviso aos Navegantes” e “Trem Azul”. O cinema e o rádio formaram a dupla perfeita, pois os reis da voz viravam galãs das telonas. Jorge Goulart fez turnê no exterior fazendo sucesso por onde passava.

Com o golpe de 1964, Jorge Goulart perdeu espaço na Rádio Nacional. Os novos donos do poder o consideravam comunista. Porém, o mais trágico mesmo aconteceu em 1983, quando descobriu um câncer na garganta que o obrigou a extrair as cordas vocais. Imagine um cantor não poder mais cantar.

Jorge Goulart morreu no Rio em 17 de março de 2012, aos 86 anos, vítima de parada cardiorrespiratória. O rádio foi perdendo, um a um, seus reis e rainhas sem herdeiros que os substituíssem.

Confira a voz de Jorge Goulart