“Histórico de uma Administração” é o registro de uma cidade em crescimento

17 janeiro 2024 às 19h47

COMPARTILHAR
O livro “Histórico de uma administração”, escrito pelo ex-prefeito de Goiânia, Hélio Seixo de Brito, traz inúmeras fotos da capital goiana durante a sua administração, de 1961 até 1966. A priori, o Dr. Hélio queria deixar para a posteridade o que a sua gestão fez para a nossa cidade. Aliás, até hoje vemos algumas marcas da sua administração como a placa que está no portão de entrada do Cemitério Santana. Ao fazer isso, ele registrou também para a História o retrato de uma capital que não parava de crescer. São fotos históricas de lugares hoje tão movimentados, mas na época que foram registradas eram vazios de gente e cheios de natureza.

As fotos deste post mostram o mesmo lugar em tempos diferentes. A foto de cima foi publicada no livro do Dr. Hélio e mostra a Avenida Primeira Radial no tempo em que o Setor Pedro Ludovico se chamava Macambira. O registro de baixo foi feito por mim mostrando a mesma avenida nos dias de hoje. As árvores aumentaram demonstrando que Goiânia cresceu, mas ainda mantém um pouco das áreas verdes dos seus primeiros anos. Na década de 1960, o silêncio do cerrado começou a ser quebrado pelo barulho das máquinas abrindo avenidas. Hoje, a Primeira Radial é movimentada com barulho de carros, motos e ambulâncias que correm para o Hugo levando seus pacientes.
Dr. Hélio quis registrar o que ele fez como prefeito de Goiânia e deixou para a História as fotos de uma cidade que exigia novas avenidas, como a Primeira Radial, para os carros circularem. Ah, desde aquela época, o ex-prefeito já pensava na construção de um Anel Viário para Goiânia. Essa obra seus sucessores começaram, mas não concluíram o giro do anel sobre a capital. São problemas dos anos 1960 que até em 2024 precisam de uma solução. Dr. Hélio já anotou em seu livro.