Conheça o primeiro presidente da República depois da Era Vargas

18 maio 2023 às 12h17

COMPARTILHAR
Ao longo da conturbada República brasileira (que completa 134 anos em novembro deste ano), já vimos os mais variados tipos de militares na política: tenentista, golpista, democrata, “do povo”.
Em 1945, depois de quinze anos sem eleições presidenciais diretas, dois militares disputaram o voto dos eleitores: o marechal Eurico Gaspar Dutra e o brigadeiro Eduardo Gomes (“é bonito e é solteiro” dizia-se, à época).
O primeiro foi ministro da Guerra de Getúlio Vargas (consta que tinha simpatia pelas ideias autoritárias de Hitler, mas depois se tornou democrata, como o próprio Vargas) e o segundo saía das fileiras da recém-criada União Democrática Nacional (UDN), partido de oposição. Era o getulismo contra o antigetulismo.

Mesmo deposto e iniciando sua (breve) reclusão política, no Rio Grande do Sul, Getúlio Vargas mostrou seu poder de influência e ajudou na eleição do seu antigo ministro.
Candidato pelo PSD, Dutra derrotou Gomes e se tornou o primeiro presidente eleito após o fim da ditadura do Estado Novo. A UDN amargava a primeira derrota em uma eleição presidencial.
Dutra governou o Brasil por cinco anos. Ele convocou a Assembleia Nacional Constituinte que elaborou a nova Constituição brasileira, em 1946. Os novos tempos de democracia exigiam uma Carta a altura.
O presidente Dutra investiu no Plano Salte (Saúde, Alimentação, Transporte e Energia) e na construção dos estádios para a Copa do Mundo de 1950.
Apesar dos tempos democráticos, Dutra fechou o Partido Comunista após optar pelo lado norte-americano durante a Guerra Fria. As relações com a União Soviética foram rompidas.
Dutra bem que tentou implantar medidas liberais, mas o Estado voltou a intervir na economia. Nas eleições de 1950, novamente os eleitores foram às urnas, novamente a UDN lançou o brigadeiro Eduardo Gomes como candidato, novamente ele perdeu e novamente Getúlio Vargas voltava à Presidência, desta vez “nos braços do povo”.
O marechal presidente nasceu em 18 de maio de 1883, em Cuiabá, Mato Grosso. Enquanto esteve no Catete, a data deve ter sido bem comemorada. Depois do Golpe de 1964, Dutra tentou voltar à Presidência, mas a candidatura do general Castello Branco era imbatível. Não foi possível comemorar seu aniversário no Planalto.
O militar e político morreu em 1974, aos 91 anos.