COMPARTILHAR

“Me tornei dono de televisão porque os donos de televisão fecharam as portas para mim.” Assim disse Silvio Santos em 1988 em uma entrevista.

Seu Silvio comprava os horários nas programações da Globo e da Tupi começou a ter dificuldades nos anos 1970 para continuar fazendo seus programas. Era tempo que as emissoras estavam entrando em rede para todo o Brasil e tiveram que mexer na sua programação. Além disso, tinha o dinheiro das propagandas veiculadas no Programa Silvio Santos que as emissoras queriam uma parte. As portas se fechavam, mas Silvio procurava outras que estavam por abrir.

Em 1975, o governo federal abriu uma licitação para o canal 11 do Rio de Janeiro. Logo Silvio Santos se interessou e contou com a ajuda de Manuel de Nóbrega e Luciano Callegari.

Silvio Santos, jovem: um camelô obstinado | Foto: Arquivo SBT

Uma campanha foi feita para que o homem do baú virasse dono de televisão e não precisasse mais comprar horário em outra estação. O Ministério das Comunicações concedeu o canal 11 para Silvio Santos. Na noite do dia 14 de maio de 1976, entrava no ar para os telespectadores do Rio de Janeiro a TVS. Era o primeiro passo para a criação do SBT.

Silvio Santos abriu o novo canal contando como conseguiu adquiri-lo. Lembrou de sua viagem para os Estados Unidos com o objetivo de comprar os equipamentos e dos risos dos americanos com o seu pedido.

O agora super-camelô Silvio Santos queria que tudo estivesse pronto rapidamente. Enquanto isso, arrematou a antena que pertencia à TV Continental. Para a sua surpresa, aquele material que muitos pensavam ser sucata estava pronto para transmissão a cores. O empresário cobrou dos americanos agilidade na entrega do material. Os gringos viram que, com Senor Abravanel, não se brinca. Ele era um homem atilado e objetivo. Enfim, um capitalista, e não uma pessoa folclórica.

O ex-camelô, o radialista da Rádio Nacional, o homem do Baú da Felicidade virava dono de uma emissora de televisão. A noite do dia 14 de maio de 1976, uma sexta-feira, foi marcada pela estreia da TVS. Silvio Santos vem aí e Globo e Tupi que se virassem para conter a nova emissora que surgia.