Conheça a história de Lott, o marechal que garantiu a posse de Juscelino Kubitschek

16 novembro 2023 às 08h57

COMPARTILHAR
Se a gente puxar o fio da nossa História, vamos ver que a mistura de militar com a política aconteceu e muito. A proclamação da nossa República foi feita por militares, os dois primeiros presidentes eram militares. Aliás, até 1985, os militares estavam presentes na política.
Um militar que teve um papel importante na política foi o marechal Henrique Teixeira Lott, nascido em 16 de novembro de 1894. Ele liderou o contragolpe que garantiu a posse de Juscelino Kubitschek e João Goulart, eleitos em 1955. No governo JK foi ministro da Guerra. Nas eleições de 1960, Lott foi o candidato governista, mas perdeu para Jânio Quadros. Garantir a posse de presidente eleito não garante que será eleito presidente.
A atuação de Lott na política trouxe aliados e inimigos. Em 1961, durante a crise militar após a renúncia de Jânio, Lott apoiou a posse de João Goulart, contrariando as ordens do Marechal Odílio Denis. Por causa disso, ele foi preso.
Em 1965, Lott se candidatou ao governo da Guanabara. Porém, a Justiça Eleitoral barrou sua candidatura porque o marechal não tinha domicílio eleitoral para o pleito. Ele morava em Teresópolis e as eleições eram para o Rio de Janeiro. Lott abandonou a carreira política por discordar dos rumos tomados pelo governo militar. Ele morreu em 1984 sem receber honras militares.