COMPARTILHAR

Olha que foto maravilhosa postada na página Goiás tem História no Instagram. Nela vemos Juscelino Kubitschek visitando a Igreja Matriz do Divino Pai Eterno, em Trindade, em 1962. Naquela época, ele era senador por Goiás. Não consegui identificar o religioso que está ao lado dele.

A religiosidade sempre esteve presente na vida pessoal e na vida pública de Juscelino Kubitschek. Isso foi herança deixada por Dona Júlia Kubitschek, nos tempos de sua mocidade em Diamantina, quando estudou no seminário para concluir o curso de Humanidades.

Quando foi Prefeito de Belo Horizonte, Kubitschek construiu a Igreja de São Francisco de Assis, na Pampulha. Quando foi Presidente da República, construiu a Catedral de Brasília. Quando candidato a Senador por Goiás, tirou uma foto ao lado da Cruz do Anhanguera, na Cidade de Goiás.

Sua mulher, Sarah, também era muito religiosa. Ela pediu para que fosse construída uma igreja em honra à Nossa Senhora de Fátima, na Asa Sul, e outra no Palácio da Alvorada. Nos tempos difíceis do exílio, no final dos anos 1960, Juscelino teve um encontro com o antigo adversário Carlos Lacerda para montar a Frente Ampla. Quando os dois se encontraram, em 1966, Dona Sarah colocou uma pequena imagem de Nossa Senhora de Fátima debaixo da poltrona onde Lacerda iria se sentar para proteger seu marido.

É muito bonito ver essa foto e muito bom saber que o construtor de Brasília foi até Trindade pedir a Deus pelo seu povo.