Márcio M. Cunha
Márcio M. Cunha

Três chapas disputarão a eleição da OAB

Chapa de Alexandre Caiado é a única com inovação capaz de mudar a advocacia de Goiás

As eleições da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Goiás (OAB-GO) ocorrerão no dia 30 de novembro deste ano e na disputa teremos três chapas concorrentes. A primeira delas é encabeçada pelo advogado Alexandre Ramos Caiado, ex-presidente da comissão de prerrogativas da OAB. A segunda chapa, da atual diretoria, é encabeçada pela presidência de Lúcio Flávio de Paiva. E a terceira tem como candidato o advogado Pedro Paulo de Medeiros.

Provavelmente a única chapa que dará oportunidade para novos advogados será a de Alexandre Caiado, pois é o único candidato a presidente com inovação capaz de mudar a advocacia de Goiás. Lúcio Flavio na campanha passada pregava abertura da Ordem para a juventude da advocacia, alternância de poder e a não reeleição. Contudo, na prática – depois de assumir -, fez tudo ao contrário do discurso de três anos atrás e, pasmem, repetirá praticamente a mesma chapa, exceto as defecções havidas durante a gestão.  Já a outra opção, do advogado Pedro Paulo de Medeiros, na verdade traz praticamente os mesmos nomes antiga OAB Forte, agora abraçada com alguns dos desafetos da gestão Lúcio Flávio.

A incógnita é até que ponto o sentimento de mudança afetará as eleições da OAB Goiás. A grande maioria dos profissionais diz que essa comparação não se aplica para classe de advogados na disputa das eleições. Contudo não podemos deixar de fazer essa especulação sobre que realmente irá acontecer.

A única certeza que temos até o presente momento é a apatia das eleições como um todo, talvez ofuscada pelas disputas gerais partidárias. Considerando que o registro das chapas vai até o final do mês, a tendência é esquentar o clima de eleição na Ordem.

Embora muitas promessas não sejam cumpridas na gestão, a esperança é de que as chapas tenham bom planejamento para a OAB de 2019 a 2021, pois, acima de tudo, o mais importante não só para a categoria é o que será feito pelo futuro grupo que irá dirigir a entidade que é a voz da sociedade perante as injustiças e mazelas do poder público e a digna representante dos advogados e advogadas de Goiás.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.