Márcio M. Cunha
Márcio M. Cunha

Ampliação do mercado de seguros na Alemanha

Empresa ou pessoa física consegue contratar até mesmo seguro que possa cobrir eventuais despesas trabalhistas

O mercado de seguros na Alemanha dos maiores do mundo. Em 2013 registrou um recebimento de prêmio na casa de 180 bilhões de euros. Importante frisar que o seguro na Alemanha, em alguns casos, tende a ser obrigatório. Porém, tal conduta por parte do governo de obrigar os seus cidadãos a aderirem seguros não representa um incômodo para a população, que na maioria das vezes faz questão de consumir o seguro.

No que tange aos automóveis, os seguros na Alemanha seguem uma avaliação de perfil, assim como ocorre no Brasil, sendo que uma determinada classe paga menos que as outras (mulheres pagam menos, e pessoas mais jovens pagam mais caro que as demais). Entretanto, diferente do Brasil, isso parece não importar muito para os alemães, uma vez que é bastante comum as instituições financeiras que emprestam ou fazem financiamento requererem que o comprador faça uma apólice de seguro no ato da compra.

A Alemanha tem um mercado bastante amplo de seguros, em algumas ramificações, a empresa ou pessoa física consegue contratar até mesmo seguro que possa cobrir eventuais despesas trabalhistas. Esse nicho de mercado não se compara com o de automóveis ou o de saúde, que são os principais ramos de seguro da Alemanha, mas mostra que o mercado como um todo é tão amplo, que se apresentam num ramo que no Brasil seria impensável.

O Mercado de Seguros para saúde da Alemanha é um dos mais importantes. Desde 2009, é obrigado toda e qualquer pessoa possuir um seguro de saúde, seja residente ou estrangeiro que for passar pouco tempo no país. O seguro de saúde alemão é caracterizado por ser um sistema duplo, composto pelo seguro de saúde estatal (Gesetzlicher Krankenversicherung (GKV)) e pelo seguro de saúde privado (Privater Krankenversicherung (PKV)). Ao passo que o GKV é acessível para todos, para o seguro de saúde privado são aplicáveis determinadas condições. Resumindo, qualquer pessoa que ganhe um salário mínimo consegue pagar um seguro de saúde na Alemanha sem grandes dificuldades.

O pagamento do seguro é feito em cima dos ganhos do trabalhador, ou seja, quem recebe mais paga mais, quem recebe menos, paga menos, além do mais, o pagamento costuma ser dividido entre empregador e empregado, assim, todos garantem acesso à saúde e mantém uma qualidade de vida excelente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.