Meu pai ficava muito feliz com a minha “empolgação histórica”
02 dezembro 2025 às 15h42

COMPARTILHAR
Quando eu estava pesquisando o acervo da Folha de Goiaz, de vez em quando meu pai via minhas pesquisas. “Pai, eu ainda vou achar alguma coisa sobre o Lacerda aqui em Goiânia”. Ele achava o máximo esse meu interesse pela História. Mostrei as vezes que as damas do rádio aqui estiveram e ele ficava feliz. No começo do ano passado, finalmente encontrei a notícia de que Carlos Lacerda esteve sim em Goiânia, em dezembro de 1963. “Achei, pai! Olha o Lacerda aqui!” E meu pai dava aquele sorriso lindo.
Carlos Lacerda era governador da Guanabara na época da sua visita à Goiânia. No final de 1963, o Brasil vivia a crise político-militar do governo João Goulart. Lacerda era opositor de Jango e queria a sua renúncia. Muitos jovens admiravam o governador guanabarino e o convidavam para palestras e discussões sobre a política nacional. Pois foram jovens goianos que convidaram Lacerda a vir aqui naquele final de 1963 para ser paraninfo da turma de Direito da Universidade Federal de Goiás. Ele veio e desde o seu desembarque no Aeroporto Santa Genoveva, uma multidão o acompanhava e prestava seu apoio para a sua candidatura presidencial em 1965. Lacerda esteve na Assembleia Legislativa para um encontro com os udenistas de Goiás e, antes de voltar para o Rio de Janeiro, passou na TV Goiânia, que ficava na Avenida Goiás, para uma entrevista.
Essa foto é do encontro no Legislstivo goiano. Eu a encontrei no site do Arquivo Nacional que digitalizou boa parte dos acervos do Serviço Nacional de Informações. Por isso, a foto aparece com uma seta e o escrito acima. Os agentes do SNI não tinham dó e marcavam tudo o que queriam mostrar para os seus superiores. Esse registro eu achei na pasta do Olinto Meireles, um político goiano. Quem estava discursando era o ex-prefeito Hélio de Brito, um dos fundadores da UDN em Goiás. Meu sogro, Ronaldo de Brito , filho do Dr. Hélio, o identificou assim que mandei a foto para ele. Eu ainda espero encontrar uma foto do Dr. Hélio junto com o Lacerda.
Ah, com certeza meu pai ficaria feliz de ver a minha empolgação com essa foto do Dr. Hélio discursando em um evento com o Lacerda.
