Hélio Rocha
Hélio Rocha

Prenome de Bolsonaro, Jair, foi inspirado no nome de um jogador de futebol

Jair Rosa Pinto fez um gol de falta contra o Goiás e o goleiro disse que era impossível captar o rumo da bola

Jair Rosa Pinto: no Vasco e na Seleção Brasileira | Foto: Reprodução

O pai do presidente Jair Messias Bolsonaro escolheu o nome de Jair para o filho por causa de um grande craque de futebol do passado, Jair Rosa Pinto, que foi ídolo do Vasco, do Flamengo, do Palmeiras e do Santos. Atuou também na seleção brasileira. Relato da Wikipédia: “O nome Jair foi escolhido após sugestão de um vizinho, em homenagem a Jair Rosa Pinto, meia-esquerda da Seleção Brasileira de Futebol que fazia aniversário naquele dia [21 de março de 1955] e jogava no Palmeiras, time pelo qual Percy Geraldo Bolsonaro, o pai, torcia. Inicialmente, chamar-se-ia apenas Messias Bolsonaro porque sua mãe, Olinda Bonturi, após uma gravidez complicada, atribuía a Deus o milagre do nascimento do filho”.

Jair, a mãe Olinda Bonturi e o pai Percy Geraldo Bolsonaro: o nome era para ser só Messias Bolsonaro | Foto: Reprodução

Jair Rosa Pinto era um excelente jogador de meio-campo e batia faltas com perfeição. Seu tiro tinha trajetória de efeito que impedia defesa dos goleiros.

Quando jogava no Santos, um pouco antes de Pelé aparecer, Jair fez um jogo pelo time em Goiânia, contra o extinto clube Sírio Libanês.

O jogo se realizou no antigo estádio Olímpico. O primeiro tempo terminou em 1 X 0 para o Santos e no segundo chegou a 7 X 1. O goleiro Bené se machucou e foi substituído por Miguelzinho, que jogava no Goiás e foi emprestado ao Sírio. Miguelzinho depois se tornaria conhecido piloto de avião.

Jair marcou um gol de falta. Miguelzinho revelava que era simplesmente impossível captar o rumo que a bola tomava por causa do efeito. Jair nasceu em 1921 e morreu em 2005, aos 84 anos, no Rio de Janeiro.

O craque influenciou vários jogadores na arte de bater fala, como Pepe, que parecia ter chumbo no pé, como Rivellino, a Patada Atômica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.