Não só pobres gostam de Lula da Silva, o candidato do PT à Presidência

22 agosto 2021 às 00h00

COMPARTILHAR
O petista teve como vice, em 2022, o empresário José Alencar. Seu vice em 2022 pode ser Josué Gomes da Silva ou Henrique Meirelles

No ano de 2004, quando o primeiro governo de Lula da Silva estava se aproximando de um ano e meio, encontrava-me em Paris. Estava visitando o Museu do Louvre.
Em determinado momento, num dos corredores do museu, escutei a conversa de um grupo de cinco mulheres brasileiras, aparentemente de bom poder aquisitivo.
Elas elogiavam Lula. Colocavam-no nas alturas. Entendi a razão. O câmbio se encontrava melhor do que nunca para quem gosta de viajar. Comprava-se o dólar na época por cerca de 2 reais e 80 centavos, ou seja, pela metade do valor de hoje. Lula devia este sucesso ao goiano Henrique Meireles, que era o presidente do Banco Central.
O vice-presidente de Lula da Silva era um empresário poderoso, José Alencar (1931-2011), dono da Coteminas. Outros empresários gostavam dele. E até mesmo alguns fazendeiros. Não é só pobre que gosta do ex-presidente. Os índices nas pesquisas de intenção de voto também provam isto. Vale frisar que o recém-eleito presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva, filho de José Alencar, é cotado para ser vice do petista. Assim como o goiano Henrique Meirelles, o preferido dos banqueiros.