Hélio Rocha
Hélio Rocha

Maradona esteve em Goiânia em 1989

Pelé é o maior craque da história do futebol. Mas o jogador argentino também foi um grande jogador

Maradona com um torcedor na Serrinha, em Goiânia | Foto: Reprodução

O argentino Diego Maradona, cuja morte, na quarta-feira, 25, comoveu os apreciadores do futebol, esteve em Goiânia em julho de 1989, na disputa da Copa América, que teve partidas também no Estádio Serra Dourada. No livro de minha autoria “Sete Décadas de Goiânia” falo sobre ele na capital.

Confira o trecho: “Em julho de 1989, 14 nos depois da inauguração do Serra Dourada, esse estádio seria o palco dos jogos de uma das chaves da Copa América. Melhor: seria o palco brasileiro que iria receber o principal artista da competição, o argentino Diego Maradona. O astro revelado pelo Boca Juniors era, na época, a maior referência do futebol.

Maradona jogando no Serra Dourada, em Goiânia | Foto: Reprodução

“A Argentina havia arrebatado, no México, em 1986, o seu segundo título mundial. O primeiro havia sido o de 1978, na Copa do Mundo que ela havia sediado. E Maradona foi o melhor jogador do torneio no México. Mas nessa Copa América de 1989, a Argentina não chegaria à final, que foi disputada no Maracanã por Brasil e Uruguai. E, como o Brasil sempre teve craques de ponta, Romário e Bebeto iriam comprovar isso no 2 X 0 sobre o Uruguai que deu o título à seleção brasileira.

“Ao contrário de Pelé, o maior de todos os craques da história do futebol, Maradona não corresponde, no comportamento e nas atitudes, à cintilante qualidade de seu futebol. Mas na sua passagem por Goiânia, ele se revelou sempre cordial, bem educado e brincalhão. Não se fazia de rogado para autógrafos. A delegação argentina hospedara-se no Castro’s Hotel e um aglomerado de pessoas se comprimiria atrás da barreira montada pelo esquema de segurança. Mas, de vez em quando, o craque acenava de longe para os populares”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.