Hélio Rocha
Hélio Rocha

Confira quem foi o melhor amigo goiano de Juscelino Kubitschek

Serafim de Carvalho, de Jataí, formou-se em Medicina em Belo Horizonte, na mesma faculdade na qual se formou JK

Serafim Carvalho: médico e político goiano | Foto: Reprodução

A principal figura do enredo da histórica ligação do mineiro Juscelino Kubitschek com Goiás foi um médico.

Esse médico e líder político — considerado o maior líder político, no seu tempo, no Sudoeste goiano — chamava-se Serafim de Carvalho, nascido no município de Jataí, terra de dois falecidos ex-governadores de Goiás, José Feliciano Ferreira e Maguito Vilela.

A amizade entre Juscelino Kubitschek e Serafim de Carvalho teve início em Belo Horizonte. Serafim foi fazer o curso de medicina em Minas, numa faculdade que se tornaria importante, onde JK também foi se tornar médico, ele que fora criado na cidade mineira de Diamantina.

Uma coincidência. Além de colegas de faculdade, Serafim e Juscelino iriam morar na mesma pensão, a de Seu Abel, o que ampliou o espaço da amizade entre ambos.

Oscar Niemeyer e Juscelino Kubitschek: construtores de Brasília | Foto: Reprodução

Depois de formado, Juscelino iniciou a sua profissão em Belo Horizonte. JK faria uma especialização em urologia em Paris e depois iria ser convidado por Benedito Valadares a ser prefeito da capital mineira, iniciando a sua carreira política.

A carreira de medicina tornou Serafim de Carvalho pessoa muito estimada em Jataí e abriu a ele carreira política com forte liderança, elegendo-se duas vezes deputado estadual.

Juscelino Kubitschek visitou Serafim três vezes em Jataí. E, quando estava próximo a deixar o governo de Minas e se candidatar à Presidência da República, recebeu do líder jataiense convite para fazer o primeiro comício nessa cidade do Sudoeste goiano. Esse comício seria de extraordinária importância histórica, fazendo o Brasil tomar um outro rumo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.