Zahar lança a biografia de Freud escrita por Elisabeth Roudinesco

21 agosto 2016 às 13h54

COMPARTILHAR
A psicanalista e historiadora teve acesso a novos documentos, o que permitiu a composição de um texto nuançado do criador da psicanálise

A boa notícia, e não apenas para psicanalistas, é que a Editora Zahar está enviando para as livrarias a biografia “Sigmund Freud — Na Sua Época e em Nosso Tempo” (528 páginas, tradução de André Telles), de Elisabeth Roudinesco. É a biografia mais atualizada do pai da psicanálise.
A psicanalista e historiadora francesa Elizabeth Roudinesco é uma das maiores divulgadoras da obra de Freud e Jacques Lacan (de quem publicou uma biografia igualmente alentada). Há várias biografias de Freud, como a de Ernest Jones e a de Peter Gay (“Freud — Uma Vida Para o Nosso Tempo”, na qual se diz que Freud pediu ao seu médico, Max Schur, que lhe desse morfina em quantidade suficiente para matá-lo; não suporta mais os malefícios do câncer).
A pesquisadora afirma que teve acesso a novos documentos e informações — a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, em Washington, abriu arquivos, com informações novas — e por isso pôde compor uma imagem nuançada do psicanalista austríaco.