Euler de França Belém
Euler de França Belém

Zahar lança a biografia de Freud escrita por Elisabeth Roudinesco

A psicanalista e historiadora teve acesso a novos documentos, o que permitiu a composição de um texto nuançado do criador da psicanálise

Livro contém informações descobertas na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos

Livro contém informações descobertas na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos

A boa notícia, e não apenas para psicanalistas, é que a Editora Zahar está enviando para as livrarias a biografia “Sigmund Freud — Na Sua Época e em Nosso Tempo” (528 páginas, tradução de André Telles), de Elisabeth Roudinesco. É a biografia mais atualizada do pai da psicanálise.

A psicanalista e historiadora francesa Elizabeth Roudinesco é uma das maiores divulgadoras da obra de Freud e Jacques Lacan (de quem publicou uma biografia igualmente alentada). Há várias biografias de Freud, como a de Ernest Jones e a de Peter Gay (“Freud — Uma Vida Para o Nosso Tempo”, na qual se diz que Freud pediu ao seu médico, Max Schur, que lhe desse morfina em quantidade suficiente para matá-lo; não suporta mais os malefícios do câncer).

A pesquisadora afirma que teve acesso a novos documentos e informações — a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, em Washington, abriu arquivos, com informações novas — e por isso pôde compor uma imagem nuançada do psicanalista austríaco.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.