Euler de França Belém
Euler de França Belém

Walquires Tibúrcio lança livro com reconstrução da vida cotidiana

Walquires Tibúrcio e a esposa, Maria Berta | Foto: reprodução / Facebook

Walquires Tibúrcio e a esposa, Maria Berta | Foto: reprodução / Facebook

O advogado Walquires Tibúrcio lança um livro despretensioso, “Guapé — E Outras Histórias” (Elysium, 204 páginas), porém muito bem escrito. São causos, relatos, crônicas? São tudo isso e mais um pouco. São histórias da vida real muito bem reconstruídas pela imaginação, escritas de maneira deliciosa, com a leveza sugerida pelo escritor italiano Italo Calvino. É literatura tradicional, sem invenções linguísticas.

Walquires Tibúrcio não é historiador nem antropólogo. Mas suas histórias, ao registrar o cotidiano das pessoas, tem um quê da história escrita pelos estudiosos franceses da Escola dos Annales e pelo olhar perspicaz dos antropólogos para as diferenças culturais.
A impressão que se tem é que algumas histórias, espichadas pela imaginação, dariam contos longos ou até romances. As histórias contadas por Walquires Tibúrcio contêm diamantes à espera de novas lapidações.

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Wanderley Marques

conheço Walquires Tibúrcio e penso que tudo isso que você falou é procedente e acho que seus comentáros são um incentivo a este bom iniciante das letras