Euler de França Belém
Euler de França Belém

“Volta” dos militares ao poder? Nem eles querem tal excrescência

Os militares patropis criaram uma ditadura, com o apoio de civis — vivandeiras da estirpe de Carlos Lacerda e Magalhães Pinto —, e começaram a desistir dela em 1974, com a posse do presidente Ernesto Geisel. Militares, como Castello Branco, Golbery do Couto e Silva e Ernesto Geisel, acreditaram que, com eles no poder, a corrupção cessaria e o País cresceria, tornando-se uma potência similar aos Estados Unidos e à Alemanha. Ledo engano.

A corrupção pode até ter diminuído, mas não acabou — como não acabará jamais —, o País cresceu, em termos econômicos, mas não se equiparou aos países de Wolfgang Goethe e William Faulkner. A permanência da corrupção e o início de uma estagnação econômica, depois de um período de crescimento “milagroso”, assustaram os militares aberturistas, como Ernesto Geisel e Golbery do Couto e Silva. Aí, percebendo dias difíceis, que seriam atribuídos aos militares, a dupla decidiu “matar” a ditadura que haviam criado, com Castello Branco, em 1964.

Agora, 50 anos depois do golpe de 1964, os militares querem continuar nos quartéis e não têm o mínimo interesse em voltar ao poder. Porque perceberam que a sociedade não pode ser “corrigida” por mãos rígidas e autoritárias e que são mais úteis ao País se atuarem como guardiões da segurança nacional.

Portanto, quando alguns gatos pingados saem às ruas e pedem um novo regime autoritário, os militares, do mais graduado general ao mais simples soldado, provavelmente fazem piada. Ao contrário do que ocorreu em 1964, não há sincronia alguma entre o “movimento” — sem lastro social — que pede a volta dos militares ao poder, ou ao menos uma intervenção cirúrgica, e os militares. Os que clamam por “novo” golpe não sabem direito o que é uma ditadura, porque são muito jovens, mas os militares sabem que governos discricionários não são bons para ninguém — nem para eles.

5 Comment threads
26 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
10 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pedrão de Cunha

Tudo que este artigo diz é mentira, está errado ou distorcido, o autor é no mínimo tendencioso. O regime militar veio em defesa do Brasil quando preparavam o mesmo golpe que o PT está armando hoje, como ocorreu na américa latina na época e hoje. A corrupção do PT não tem comparação nem com o Maluf… que dirá com o militares, é outro nível, é outro tipo de gente, eles tem honra e palavra, coisa que a esquerda nem sabe o que é… A Petrobras e a Vale foram criadas por eles e saqueadas agora pelos comunistas que querem nos… Leia mais

mauricio

Pedro, não existe “intervenção militar constitucional”. o que você pode fazer é pedir para um militar ir morar na sua casa e tratar de você e de sua família, se você gosta tanto deles assim.

Pedrão de Cunha

Existe sim, veja o que os militares Tailandeses fizeram, salvaram a Tailândia dos criminosos comunistas, por que vc não vai para a venezuela? Vc vai ganhar uma linda caderneta de racionamento para culpar os USA por todas merdas que acontecem nos países que são administrados por idiotas marxistas.

mauricio

Quem está insatisfeito é você! Eu estou bem aqui e não tenho nada a reclamar. Ganho bem, tenho minha empresa, não presto serviço para o governo ( caso vc pense que eu seja um prestador de serviço para o governo), tenho uma vida relativamente boa. Agora, se os militares estivessem no governo, nós não estariamos dialogando. Você não poderia expor suas ideias pois seria considerado terrorista. Você, jamais poderia reclamar de algo! A democracia não existiria. E aí? Já pensou se um de seus filhos não gostasse do governo? O que vc acharia dele ser preso, torturado e morto só… Leia mais

Pedrão de Cunha

kkk! Caso não saiba, nos planos do FORO DE SP, preve a EXPROPRIAÇÃO (ROUBO) das impresas privadas, não seja tão idiota…

mauricio

Pedro, sinto muito por vc não ser esclarecido mas, felizmente, existe a cura para este seu mal: estudar!!!! Estude, abrace os livros e aí você terá conhecimento e deixará de divagar sobre este mar de besteira que vc ouve e repete sem conhecimento

Pedrão de Cunha

Meu conhecimento é mais do que o sufiente para cruzar informações e separar os boatos dos fatos, alias tudo que aconteceu na Venezuela está em andamento aqui… vc vai negar isso?

Pedrão de Cunha

A verdade é um mal para voces comunistas, malditos escravizadores da humanidade, mas aqui no Brasil as pessoas estão acordando para as desgraças e os genocidios que vcs já causaram e continuam a causar.

mauricio

novamente volto a lamentar por sua ignorância ( lembrando que ignorância é o sinônimo para falta de conhecimento. não quer dizer que voce seja burro, ok?). o comunismo é um sistema social e politico falido. nem a china podemos dizer que seja comunista hoje. o que existe nestes países, inclusive venezuela, é uma ditadura! voce sabe o que é ditadura? pois bem, vamos tentar esclarecer a voce mas, preste atenção e, se não conseguir entender, me avise que eu desenho para voce, ok? pois bem, “Governo que se utiliza da autoridade para suprimir e restringir os direitos individuais, definido pela… Leia mais

Pedrão de Cunha

restrija-se aos fatos, toda essa sua falácia se torna ridicula diante do que claramente está em andamento no Brasil, mas… vc é pago para mentir, tem que morrer mentindo…

Pedrão de Cunha

Não se apavore, relaxe, todo mundo já sabe da smartmatic e de tanta coisa que ficaria dias falando, nem vou perder tempo com gente como vc… voce se sentiu atingido pelo que escrevi? Mas tudo é verdade, sei que vcs odeiam a verdade né? Doente moral!

Pedrão de Cunha

Ô comunista, não adianta mais tentar esconder, não adianta tentar parecer erudito e nem fazer ameaças veladas, vcs são covardes de merda… o Brasil já sabe do que vcs estão armando, querem nos enganar, nos trair, escravizar, explorar, degradar e o que se vê em Cuba e Venezuela… aonde o comunismo vai, a miséria e o genocídio vão atrás, estude isso e pare de se esquivar ao debate.

Pedrão de Cunha

Vc então acredita em Urnas eletronicas da SMARTMATIC, com software Cubano, já condenadas nos países VERDADEIRAMENTE DEMOCRATICOS, é lamentavel que o Brasil tenha sido dominado por criminosos e um gentalha dedoentes mentais e morais, mas a intervenção virá e o país será vermifugado.

Pedrão de Cunha

Ô comunista, não adianta mais tentar esconder… o Brasil já sabe do que vcs estão armando, querem nos enganar, nos trair, escravizar, explorar, degradar e o que se vê em Cuba e Venezuela… aonde o comunismo vai, a miséria e o genocídio vão atrás.

Pedrão de Cunha

KKK, pela besteira que voce falou, nunca ouviu falar de comunismo e de suas expropriações (ROUBOS) ou então é um militante desonesto tentando enganar.

Pedrão de Cunha

Somente os militares tem poder para VERMIFUGAR o Brasil do maldito comunismo, que vemos na Venezuela.

Pedrão de Cunha

Professores introduzidos nas facús da vida, estão ganhando muito $$$$ para deturpar a História e Enganaram estudantes bobos, Tce Guevara sozinho matou inocentes 4x mais que todo o regime militar em 20 anos, os militares mataram menos de 400 guerrilheiros treinados em Cuba, sem direito as convenções de genebra.
Os militares são infinitamente mais honestos que a escória que está destruindo o Brasil e implantando o comunismo nefasto escravocrata, com direito a caderneta de racionamento.

Pedrão de Cunha

Comunistas infiltraram até as igrejas… mas o meio militar é o que está menos corrompido, logo é aonde se pode encontra gente decente e honesta, como eles sempre foram, prova disso é o carater integro do generais do Regime Militar.

Ilmar

O Pedro tem razão. Não há salvação política e econômica do Brasil, sem uma intervenção dos militares. É só se inteirar,,,,ler,,,,conhecer a REAL história. Vejam os legados econômicos e estruturais (obras) dos militares que até hoje, são as que mais tem valor no Brasil.

Toninha Veras

kkk pare de falar abobrinhas cara !

Daniel Noigel

Comunista, vai morar em Cuba por um mes , e depois me fala o que viu por la.

mauricio

Meu amigo, primeiro não sou comunista e, pelo jeito, você nem sabe o que é comunismo. Quanto ir morar em Cuba acho difícil pois gosto de liberdade. Posso, agora, passear lá já que, antes eu não podia pois corria o risco de ter meu visto cancelado nos USA. Agora, você Daniel, vá estudar também!!!! Esclareça-se!!!!

mauricio

Cara, vou lá a passeio! Como gosto de ir no mediterrâneo no verão europeu! É muito bom! Já foi? Se não, vá! Você gostará.

Toninha Veras

vai pra cuba

Pedrão de Cunha

Quando um governo quer trair o povo, os militares tem o dever e o juramento de defende-los, não é golpe é salvar o Brasil, como foi feito há 50 anos, mas a história foi propositalmente deturpada por comunistas, estes sim, OS GOLPISTA DO FORO DE SP.

Mirian Margarete Mayer

Pedro, concordo com você. O que acontece é que há um grande preconceito com os militares. Está máfia que está no poder, conseguiu, deturpar totalmente a história verdadeira da época do regime militar. O que houve de fato foi um contra golpe, os militares evitaram o golpe doa comunistas e os colocaram a corre daqui. Devemos muito aos militares, por hoje não sermos uma nação miserável como Cuba. Este senhor, que o manda estudar, esqueceu que hoje, nos temos acesso a tudo o que tentaram esconder da verdadeira história sobre o Regime Militar. É uma pena, pois quem quer saber… Leia mais

MIGUEL LEAL

MILITARES JA AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Toninha Veras

tudo mentira , os Militar é a maior Potência do Brasil

Estou escrevendo depois das manifestações de 2016.Hoje não há clima para um golpe militar, como em 1964.Mas podemos ter uma guinada mais à direita, se a situação continuar piorando. Há um enorme vazio de lideranças políticas e uma crise econômica imensa. O “governo” da Dilma não tem credibilidade alguma, nem para fazer o mínimo. Isso tudo abre espaço para aventureiros, por fora da política tradicional, criando condições para um autoritarismo civil. Os próprios governos de Lula e Dilma sempre namoraram uma tentativa de intimidar a imprensa, o patrulhamento ideológico e etc…Por isso tudo, vejo que a melhor solução é a… Leia mais

Ana

Eu tenho familiares que são jornalista, advogados, empresários e etc. Isso pq eles sr formaram na dita época da ditadura militar. Não tenho nenhum militar na família, tb não conheço nenhum torturado. Porém, hoje, diante da DEMOCRACIA, observo que podemos falar o que quisermos e ninguém que se encontra no poder nos escuta ou olha para o povo. Atualmente, os filhos dos meus parentes, conforme acima relatado, foram assaltados tanto pelo ladrão como pelo governo (até pela justiça injusta); além disso, vivemos numa suposta ditadura da malandragem através desta falsa democracia. Não me interessa ler ou saber do que aconteceu… Leia mais

André

Finalmente uma opinião realista.
Estou depressivo, pensando o mesmo.
O Estado te extorque, o cidadão não te respeita. O que fazer? Educação seria o caminho como foi nos países nórdicos.
A única solução é o exílio em algum país do norte.