Euler de França Belém
Euler de França Belém

UOL revela demissão em massa e redução de telejornais na TV Anhanguera

“Todas as mudanças serão impostas em menos de duas semanas, e os funcionários temem demissão”

O blog Notícias da TV, editada por Daniel Castro, do UOL, publicou reportagem na quinta-feira, 6, com o título de “Crise na Globo de Goiás provoca demissão em massa e redução de telejornais”.

A matéria, assinada por Gabriel Perline, sublinha que, “em queda livre nos índices de audiência, a TV Anhanguera, afiliada da Globo em Goiás, vem promovendo uma onda de demissões e reduziu drasticamente sua cobertura jornalística no Estado. A emissora decidiu encerrar cinco telejornais, desligou em torno de 100 funcionários e está sendo pressionada pela matriz a reverter o quadro crítico”. Recentemente, o Grupo Jaime Câmara demitiu repórteres na redação de “O Popular” e na TV Anhanguera. O editor-chefe do “Bom Dia Goiás”, Ricardo Freitas, foi afastado. Menciona-se dois motivos: contenção de despesas e neessidade de elevar a audiência. Anteriormente, Mariana Martins pediu demissão e migrou para a TV Record, principalmente concorrente da afiliada global no Estado. Outros profissionais têm sondado o mercado.

Perline frisa que, “a partir do dia 17 deste mês, a emissora deixará de produzir a segunda edição do ‘Jornal Anhanguera’, exibida entre as novelas ‘Órfãos da Terra’ e ‘Verão 90’, em suas cinco geradoras do interior, instaladas nas cidades de Catalão, Itumbiara, Anápolis, Rio Verde e Jataí” (a unidade de Porangatu nem é citada, porque estaria praticamente desativada). O blog assegura que “esses cinco serão substituídos por um único telejornal, que terá a apresentação de Luciano Cabral, será gravado três horas antes de ir ao ar e distribuído para todas as cidades do interior do Estado. Na capital, Goiânia, Matheus Ribeiro seguirá ao vivo no comando do ‘JA2’.” Comenta-se, nos bastidores, que Matheus Ribeiro — apontado como um apresentador popular — pode seguir os passos de Mariana Martins.

Notícias da TV garante que “a TV Anhanguera tem fechado no vermelho nos últimos anos. Os ganhos com publicidade caíram”. Perline não acrescenta que o principal anunciante de Goiás, o governo estadual, reduziu os valores de seu investimento publicitário para 2019 — o que possivelmente irá agravar a crise de alguns empreendimentos de comunicação locais.

O blog observa que a audiência da TV Anhanguera tem caído. “De todos os telejornais produzidos pela TV Anhanguera, o único que não apresenta problemas em termos de audiência é o ‘Bom Dia Goiás’. Os demais sofrem com a concorrência e há dias em que a aliada da Globo figura em terceiro lugar no Ibope, atrás da Record e do SBT” (TV Serra Dourada).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fernando

A conta chegou. Anos e anos de má gestão, falta de investimentos e desvalorização do profissional [lá todos são apenas números para o CEO] cobraram o seu preço.