UOL diz que Eduardo Grillo foi demitido. Mas o jornalista (e a Globo) diz que pediu demissão
08 outubro 2015 às 15h34
COMPARTILHAR
O ex-apresentador do “Jornal das Dez” disse que vai cuidar dos negócios de sua família e se dedicar ao paradesporto
Há uma polêmica no ar: o Daniel Castro, do UOL, diz que, ao voltar das férias, o apresentador Eduardo Grillo, do “Jornal das Dez”, da Globo News, foi demitido. Entretanto, o diretor de Jornalismo da Globo, Ali Kamel, e o próprio Eduardo Grillo apresentam outra versão.
Apesar de uma frase meio enigmática, Eduardo Grillo diz que pediu demissão para cuidar dos negócios. “Em conversa com o sempre gentil Ali Kamel, ficou decidido que este seria o momento certo de dedicar mais tempo aos negócios da família” e “também ao paradesporto”. Ali Kamel teria “decidido” por Eduardo Grillo. Falta clareza à declaração do jornalista, o que, por certo, induziu o jornalista do UOL a sugerir que foi demitido.
Ali Kamel, tido como um chefe rigoroso e rígido, elogiou Eduardo Grillo, no memorando no qual explica a sua saída. “É um profissional completo” e que “sabe dar o tom certo à notícia, sabe buscá-la, sabe contá-la com precisão, é capaz de ficar horas no ar em cima do fato, ligando as diversas pontas de um acontecimento e, coisa rara, traduzindo línguas estrangeiras como um expert em tradução simultânea”.
A Globo informou: “Eduardo Grillo não foi demitido, pediu para se desligar da GloboNews por razões pessoais. Depois de 19 anos dedicados ao canal, decidiu se dedicar aos negócios da família e ao projeto de paradesporto, causa que abraça há mais de 30 anos. Jornalista completo e competente, Grillo participou da fundação da GloboNews e ajudou a construir a história e a reputação da emissora que hoje é o principal canal de notícias da TV por assinatura da televisão brasileira”.
O ex-apresentador do “Conta Corrente” Dony de Nuccio é seu substituto.
Disputas internas e crise de audiência
Daniel Castro, expert em bastidores e, também, em exageros, anota: “Nos bastidores da GloboNews, no entanto, circula a versão de que Grillo foi vítima de disputas internas e da crise de audiência pela qual passa o ‘Jornal das Dez’, afinal não é normal na Globo um apresentador deixar a bancada de um telejornal com apenas um ano na função, porque isso não cria identidade com o público”. Mas, se o profissional quis sair, como segurá-lo?
Continua Daniel Castro: “O ‘Jornal das Dez’ deixou nos últimos meses de ser a maior audiência do canal. Perdeu posições no Ibope para o ‘Jornal da GloboNews’ das 18h, apresentado por Leilane Neubarth, e para o ‘Em Pauta’, que passaram a merecer maior atenção da direção do canal”.