Augusto Diniz
Augusto Diniz

“Tweets de Bolso” auxilia pesquisa e acompanhamento do que diz o presidente nas redes

Página é criação do site de checagem de informações Aos Fatos, com busca das postagens antigas e linha do tempo das mais recentes na conta de Jair Bolsonaro

“Tweets de Bolso” reúne tudo que o presidente Jair Bolsonaro publica no Twitter, com possibilidade de pesquisar o que já foi dito pelo presidente na rede social | Imagem: Reprodução/Aos Fatos

O Twitter é a rede social preferida de políticos e jornalistas. E é lá que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) faz o mesmo que o chefe do Executivo dos Estados Unidos, Donald Trump: fala o que quer. Mesmo com mais controle de suas publicações pela equipe de comunicação da Presidência da República, Bolsonaro ainda utiliza a plataforma de mensagens de até 280 caracteres para cutucar adversários políticos e emitir opinião sobre diversos assuntos.

Para facilitar a vida de profissionais da imprensa e quem quer acompanhar o que diz o presidente mas não tem uma conta no Twitter, a agência de checagem de informações Aos Fatos, em parceria com o programa TruthBuzz, do International Center For Journalists (ICFJ), criou o “Tweets de Bolso”. Na nova ferramenta, os tweets mais recentes de Bolsonaro aparecem do lado direito como se fosse a linha do tempo da conta do chefe do Executivo brasileiro.

Do lado esquerdo, há um texto que explica como funciona o “Tweet de Bolso” e uma barra de busca com acesso a todo arquivo de tweets de Jair Bolsonaro entre 2010 e 2017. Clique aqui e passe a acompanhar o que o presidente tem dito no Twitter.

A própria Aos Fatos explica como funciona o “Tweets de Bolso”:

“Às vezes, é difícil encontrar tweets antigos — isso se eles não tiverem sido apagados.

Por esse motivo, Aos Fatos, em parceria com o programa TruthBuzz, do ICFJ (International Center For Journalists), criou uma ferramenta que torna possível não apenas fazer buscas de modo mais fácil nos tweets do presidente Jair Bolsonaro, como também manter o registro de texto de publicações antigas, mesmo depois de apagadas, incluindo retweets.

Os tweets são da conta oficial de Bolsonaro, a partir de junho de 2017, e incluem apenas o texto. Mídias, como vídeos e fotos, não constam dessa ferramenta.

O Twitter oficial @jairbolsonaro é vasculhado a cada 10 minutos através da API da ferramenta Workbench. Os tweets então são armazenados em nosso banco de dados e colocados nesta página de hora em hora.

TruthBuzz é uma iniciativa do ICFJ, organização sem fins lucrativos dedicada a equipar jornalistas com ferramentas e expertise que precisam para produzir conteúdo inovador e de qualidade. Com o apoio da Craig Newmark Philanthropies, o programa busca aumentar o alcance e a influência de jornalismo verificável na internet. Visite www.icfj.org/truthbuzz para mais informações.”

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.