Euler de França Belém
Euler de França Belém

A TV Globo está à venda? Paulo Henrique Amorim diz que sim (veja vídeo). O mercado não confirma

Capitalizado, o Grupo Globo comprou a parte dos irmãos Frias no Valor Econômico. Mas venderia sua galinha dos ovos de ouro?

Paulo Henrique Amorim: adversário figadal da família Marinho

Recentemente, o jornalista Paulo Henrique Amorim, do blog Conversa Afiada e do canal TV Afiada (no YouTube), disse que a TV Globo está à venda. Estaria mesmo? Não parece. De tão capitalizados, os irmãos Marinho compraram há pouco a parte do jornal “Valor Econômico”, o mais importante na área de cobertura de economia do país, que pertencia aos irmãos Luís Frias e Otavio Frias Filho, do Grupo Folha da Manhã, que controla a “Folha de S. Paulo” e o UOL. Vender a Globo é a mesma coisa que vender a galinha de ovos de ouro. A rede, além de representar o maior faturamento do grupo, é fonte de poder, tanto para a família Marinho quanto para os demais meios de comunicação do grupo. Alguém entrega sua fonte de poder? Dependendo dos valores, sim. Mas o que seriam “O Globo” e o “Extra!”, para citar dois jornais, sem a força da Globo? Teriam força, principalmente “O Globo”, jornal excelente, mas, sem a ancoragem da Globo, perderiam importância, sobretudo na repercussão e massificação de determinadas informações. Hoje, a televisão vitamina o jornal e, de fato, o jornal a vitamina.

No vídeo postado, mas sem apresentar elementos comprobatórios, Paulo Henrique Amorim afirma que o bilionário Carlos Slim seria o principal interessado em adquirir a Globo. Listado como um dos homens mais ricos do mundo, o empresário mexicano controla, no Brasil, a Claro, a Net e a Embratel.

Paulo Henrique Amorim sustenta, no vídeo, que “Slim salvou a Globo em 2004, quando a Globo quebrou. Botou dinheiro para a compra da Net. A Globo, nos últimos três anos, distribuiu R$ 5 bilhões aos seus acionistas. Isso significa que os donos não querem mais investir no negócio. Estão metendo a mão na grana e pulando fora”. Ao contrário do que sustenta o jornalista, os dados divulgados nos últimos tempos, indicam que a Globo é extremamente sólida e lucrativa. Nenhum outro meio de comunicação lucra tanto quanto que a empresa da comandada pela família Marinho. Não há indício de que os três irmãos querem passar o negócio adiante.

A história não é recente, Paulo Henrique Amorim a divulgou na primeira quinzena de maio. Mas, como leitores da coluna cobram minha interpretação dos fatos, publico o vídeo, para que possam extrair suas próprias conclusões, e teci o breve comentário acima. Sublinho que o contencioso entre Paulo Henrique Amorim e a Globo — mais do jornalista — às vezes turva o pensamento do excelente comentarista de economia. Sobre a venda da Globo, não há, até agora, viv’alma que confirme a informação. Se verdadeira, dada sua dimensão, já teria sido comentada até no exterior. A confusão entre desejo, às vezes fruto de ressentimento, e realidade é costumeira até em mentes privilegiadas como a do jornalista.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Wallace

Paulo Henrique Amorim só posta notícias falsas e adora falar mal da Globo! A emissora não pode ser vendida porque existe leis que impedem a venda, uma delas e que empresas de telecomunicação não pode ser dona de empresas de radiofusão (Rádio, TV e Mídia) e vice-versa porque interferiria na distribuição de conteúdos dessas empresas. Carlos Slim já é dono da Embratel, Claro e NET ambas empresas de telecomunicação, pra ele comprar uma parte da Globo ele teria que vender essas três empresas e que obviamente não faria isso. O Grupo Globo já desmentiu em 2015 um boato de que… Leia mais

Lourival

É verdade que a globo deve cerca de 40 bilhões ao governo federal e não paga nunca, vai dar calote. Porque ninguém no Brasil investiga o Ricardo Teixeira, Flávio Godinho, j. Wavila, trafic,

neucy serra

alguem pode me mandar as informaçoes?

neucy serra

EU QUERO COMPRAR A REDE GLOBO

neucy serra

eu quero comprar a rede globo se esta a venda eu vou comprar

Luiz

Vc tem que falar isso da TV do Record do Edi marcedo.

Jeová Luiz Ferreira dos Santos

Parabéns ao Jornal Opção! Por sinal, nome bem elaborado! Faz, total, sentido a informação de que haveria publicações até em jornais estrangeiros….Melhor e mais confiável comentário e reportagem que li até o momento. Acredito eu que enquanto não houverem informações, totalmente, confiáveis a de vocês é a que continuará prevalecendo.

riacrdinho

enquanto mamou nas tetas de lá não falava isso! quero ver o q vai dizerda record, se tiver tempo… o inferno deve estar ansioso pelo ilustre….