Aline Willik será correspondente da TV Brasil Central na Estônia, um país báltico

Baseada em Tallinn, capital da Estônia (país báltico que tem uma educação avançada), a jornalista Aline Willik vai trabalhar como correspondente da TV Brasil Central na Europa. A profissional vai cobrir os principais assuntos de política, economia, sociedade e cultura da Europa. A repórter é funcionária efetiva da estatal do governo de Goiás.

Nas suas reportagens, Aline Willik pretende mostrar também como é a vida dos goianos na Europa e vai cobrir o intercâmbio de Goiás com a Europa nas várias áreas, como economia. “Vamos trabalhar o que é notícia em geral. Mas iremos, sem dúvida, buscar o que diretamente afeta os goianos”, afirma. Há goianos (e outros brasileiros) que se destacam na Europa, inclusive na área científica.

Aline Willik: jornalista | Foto: Divulgação

Num release enviado aos jornais, o presidente da Agência Brasil Central, Reginaldo Júnior, disse: “A Brasil Central está cada vez mais próxima das pessoas e a informação está cada vez mais globalizada. As notícias em qualquer lugar do mundo afetam as nossas vidas, e por isso a Brasil Central inova mais uma vez ao ter a nossa disposição uma correspondente exclusiva na Europa, que todos os dias vai trazer informações do outro continente que afetam a vida de todos os brasileiros e goianos. Afinal, a Brasil Central é de todos os goianos em qualquer lugar do mundo”.

Formada em Rádio e TV pela Universidade Federal de Goiás, Aline Willik deu aulas nos cursos de Jornalismo, Rádio, TV e Publicidade nas Faculdades integradas Ipep, de Campinas (SP).

Estônia, um país báltico

Ocupada pelos comunistas, a Estônia se tornou uma República da União Soviética. Com a debacle do socialismo, entre as décadas de 1980 e 1991, depois da glasnost e da perestroika de Mikhail Gorbachev, a Estônia voltou a ser independente (em 1991). Hoje, tem um dos melhores sistemas de Educação da Europa — atraindo a atenção do mundo. O país (45 mil km²) é várias vezes menor do que Goiás (340 mil km²) e em uma população menor do que a de Goiânia — 1,3 milhão de habitantes. Pertence à União Europeia.

Neta de estonianos, Aline Willik, proprietária de uma produtora independente de cinema, dirigiu sete curtas, três deles (um premiado) exibidos em festivais de cinema da Europa e do Brasil.