Euler de França Belém
Euler de França Belém

TV Anhanguera demite o diretor de Jornalismo

Álvaro Borges não está mais na emissora do Grupo Jaime Câmara e seu substituto será indicado pelo diretor de Jornalismo da TV Globo

O diretor de Jornalismo da TV Anhanguera (Goiás e Tocantins), Álvaro Borges, foi demitido na terça-feira, 30. O Jornal Opção obteve a confirmação de que o executivo foi demitido. “Ele não trabalha mais aqui”, informaram. Elaine Lopes, da TV Anhanguera, disse ao Jornal Opção, exasperada: “Estou muito ocupada e não posso falar sobre o assunto. Tchau!”. Um funcionário não quis fornecer os telefones de Álvaro Borges — que não está mais na sede da emissora. O novo diretor deverá ser escolhido pelo diretor de Jornalismo da TV Globo, Ali Kamel. “A Globo manda no jornalismo da Anhanguera”, afirma uma fonte que trabalha no Grupo Jaime.

O site Observatório da Televisão, abrigado no Universo Online (UOL), afirma, sem citar fontes ou apresentar dados do Ibope, que a demissão de Álvaro Borges tem a ver com a queda da audiência da Anhanguera. O site chega a falar em “queda de audiência generalizada” — o que emissora de televisão dirigida pelo Grupo Jaime Câmara não confirma. “Há queda de audiência, em alguns momentos, mas nada que afete a audiência geral da Anhanguera ou da TV Globo”, afirma uma fonte que trabalha na emissora. Outra fonte relata que a TV Globo está fazendo um pente-fino geral na audiência da rede nos Estados e, por isso, decidiu fazer ajustes, pressionando para elevar audiência e, em alguns casos, estancar possíveis quedas.

Álvaro Borges estava no comando da Anhanguera há quase três anos e é tido como um diretor de Jornalismo experimentado. “Um dos problemas é que não conhece bem a realidade local. Mas no geral, apesar do sucesso de pelo menos uma novela, a audiência da Globo vem sendo afetada tanto pelas outras redes quanto pelos canais pagos de comunicação ou entretenimento — além da competição, cada vez mais desigual, com a internet”, afirma uma fonte da Anhanguera. “Atribuir a queda de audiência apenas ao diretor de Jornalismo é esconder o sol com a peneira”, contrapõe.

O site Observatório da Televisão frisa que a saída de Rosane Mendes da apresentação da 2ª Edição do “Jornal Anhanguera” não teria agradado os telespectadores. Matheus Ribeiro passou a apresentar o telejornal sozinho — e a audiência teria subido. Se é assim, a saída de Rosane Mendes da apresentação não prejudicou a emissora.

“O ‘Jornal Anhanguera’ 1ª Edição vive um de seus piores momentos de toda a sua história: quando não perde padra o ‘Jornal do Meio-Dia, do SBT, perde para o ‘Balanço Geral’, da Record, e não são raras as vezes em que o noticiário fica em terceiro lugar. O ‘Globo Esporte’ só lidera aos sábados”, afirma o Observatório da Televisão. Uma pena que o site não tenha fornecido os dados do Ibope. A fonte da TV Anhanguera, ouvida anonimamente, contesta as informações. “Parece que há uma torcida contra a Globo e, por conseguinte, contra a TV Anhanguera. Não tenho autorização para fornecer os dados do Ibope, mas posso dizer que as informações do site não procedem. No geral, a Anhanguera não derruba a audiência da Globo. Eventualmente, um programa da Serra Dourada ou da Record pode ficar um pouco na frente. Porém, na média, são derrotados pela aliança Anhanguera-Globo”, afirma a fonte. “A audiência não difere em quase nada à audiência da Globo.”

O que a fonte da Anhanguera confirma é que o faturamento da emissora tem caído ao longo dos anos. “‘O Popular’ perdeu 9 mil assinantes e ninguém foi demitido. Por quê?”, inquire a fonte.

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

LDTV

Enquanto no tocantins, liderança semi-absoluta.