Euler de França Belém
Euler de França Belém

Tom Cardoso lança livro sobre o jogador e rebelde Sócrates

SOCRATES

O experimentado biógrafo Tom Cardoso lança o livro “Sócrates — A História e as Histórias do Jogador Mais Original do Futebol Brasileiro” (Objetiva, 264 páginas). Talvez fosse mais apropriado “um dos jogadores mais originais”. O que dizer de Didi, Djalma Santos, Garrincha, Pelé, Gerson, Tostão, Jairzinho, Zico e Falcão?

Formado em medicina, jogador de futebol, Sócrates era diferente da maioria de seus colegas de profissão. Participou da organização da democracia corintiana e se envolveu com a vida política fora do futebol. Era um rebelde com causas.

Sempre um excessivo e nunca um conformista, Sócrates disse, num autorretrato perfeito: “Se tivesse me dedicado mais, não seria uma pessoa tão completa como sou agora”.

Tom Cardoso é autor de uma polêmica biografia de Tarso de Castro, um dos principais fundadores do “Pasquim”. A patota de Ipanema, composta de escritores e jornalistas que acreditam que Deus é discípulo de Millôr Fernandes, não reconhece Tarso de Castro como figura central na criação do jornal. Tom Cardoso, sem medo da patrulha do ipanemismo (cada vez mais anêmico) e dos otários provinciais, reconstitui a história e repõe os pingos no is.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.