Euler de França Belém
Euler de França Belém

Stipe Miocic venceu Júnior Cigano. Mas os jurados dizem que o brasileiro derrotou o americano

UFC Phoenix, Stipe Miocic e Cigano Junior dos Santos  (Foto: Getty Images Sport)

Quando a luta entre Júnior Cigano e Stipe Miocic terminou, pensei imediatamente: ainda bem que a luta não foi com Cain Velasquez. Por quê? Porque, embora seja forte e atlético, Miocic é um pouco mais lento e não é incansável. Com um pouco mais de energia e pegada, teria nocauteado Cigano, provavelmente. O que vimos no octógono foi um Cigano sem ritmo, com a guarda baixa e fugindo do oponente meio desnorteado. Enquanto teve energia, Miocic o caçou e o acertou. O rosto do brasileiro mostra que a pancadaria não foi leve. O guerreiro patropi admitiu sua falha: “O Miocic é um atleta realmente bom. Eu fiz o que podia fazer hoje. Estou um pouco fora de ritmo de luta, mas graças a Deus venci”.

Bem, Cigano venceu, segundo os jurados, e por unanimidade. Mas será que venceu mesmo? Talvez sim, talvez não, porque os homens do júri do UFC têm razões que a própria razão desconhece. A minha impressão, a de quem acompanhou os cinco rounds com atenção, mas não é especialista, é que Miocic derrotou Cigano. Tanto que, anunciado o resultado, Miocic não quis conversa e saiu logo, chateado, do octógono. Cigano, embora feliz, me pareceu um pouco perplexo com a decisão dos três jurados.

Qual o resultado mais justo mesmo? A vitória de Miocic ou então um empate. Cigano diz que está sempre melhorando, mas talvez isto só ocorra nos treinos. Quando derrubou Miocic, os espectadores devem ter pensado: “Agora veremos o famoso e invisível jiu-jitsu de Cigano”. O que vimos? Um lutador que, fora o boxe, não sabia o que fazer com o adversário que estava no chão, sob seu corpo. O jiu-jitsu de Cigano é o Curupira do MMA internacional: todo mundo sabe que “existe”, mas ninguém nunca viu.

Cigano é um grande lutador, não há dúvida. Mas, depois da derrota para Cain Velasquez, parece que perdeu a, digamos assim, coragem. E parece avesso às orientações de seus auxiliares.

2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

carlito

Amigo… nao se meta a comentar o que nitidamente vc nao conhece … A luta realmente foi apertada, mas nao o suficiente para deixar duvidas… na melhor das hipoteses o miocic venceu os 2 primeiros rounds… ainda sim, de uma analisada no fight metric… que constata que o cigano conectou mais golpes em todos os rounds…. na parte de quedas ficou 1/18 miocic e 1/1 cigano…. e o cigano ainda foi responsavel pelo unico knockdown da luta.. A sua analise do jiu jitsu do cigano tb foi meio digna de total ignorancia… mto provavelmente o jiu dele realmente seja fraco,… Leia mais

REALISTA_TRICOLOR

Só vc enxergou o Miocic como vencedor. O Miocic venceu os dois primeiro rounds, mas o Junior ganhou os demais rounds sem sombra de dúvidas. Outra coisa, se o Junior Cigano tivesse corrigido sua deficiência na saída pela laterais depois de ser clinchado, o Miocic não teria acertado tantos golpes no Junior. O americano teve foi sorte em ter pego o Junior Cigano fora do time.