Euler de França Belém
Euler de França Belém

Simon Montefiore lança livro sobre 190 titãs da história

O historiador britânico conta a história de Ramsés, Napoleão, Bin Laden, Hitler, Stálin, Oscar Wilde,. Proust e Shakespeare

Montagem: reprodução

O britânico Simon Sebag Montefiore consagrou-se como um dos principais pesquisadores da história da União Soviética. “Stálin — A Corte do Czar Vermelho” e “O Jovem Stálin” são obras cruciais para se entender o nascimento e consolidação do stalinismo. Ao não demonizar o “homem de aço”, o historiador apresenta ao leitor um político nuançado — o que o torna mais compreensivo (não perdoável, é claro, pois ao história, ao contrário de indivíduos, não perdoa). Incansável, depois de publicar livros sobre Jerusalém e a respeito da corte dos Romanov, Montefiore lança “Titãs da História — Os Gigantes Que Mudaram o Nosso Mundo” (Crítica, 560 páginas, tradução de Luciana Romano Morilas).

Sinopse da editora: “São 190 biografias de personalidades que todos devem conhecer, histórias que não podem ser esquecidas. Como uma agradável, interessante e instigante ‘bíblia’ da história, Simon Sebag Montefiore oferece neste livro sua seleção dos homens e mulheres que criaram o mundo que vivemos hoje. Ele afirma esperar que essas biografias incentivem e inspirem os leitores a descobrir mais sobre estes indivíduos extraordinários. O livro começa com Ramsés, um dos maiores imperadores do Egito, e vai até os dias atuais com os vilões Saddam Hussein e Osama Bin Laden. As biografias trazem curiosidades, em sua maioria, desconhecidas do grande público. Em mais de três mil anos de história, há espaço para todos: Garibaldi e Napoleão; os conquistadores Cortés e Pizarro; a família de ditadores coreanos Kim Il-Sung, Kim Jon- Il e King Jong-Un; Cícero e César, Cleópatra e Catarina, a grande; Davi, Maomé, Buda e Jesus; Tchaikóvski e Mozart; Balzac e Oscar Wilde; Proust e Dickens; Platão e Aristóteles. Não faltam, é claro, as figuras carimbadas como Hitler e Mussolini; Stálin e Churchill; Shakespeare e Michelangelo; Einstein e da Vinci; Galileu e Darwin; Thatcher e Anne Frank”.

Professor de História na Universidade de Cambridge, Montefiore diz que “a História não se repete, mas contém muitas advertências e lições”.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.