Série da HBO baseada em romance de Elena Ferrante terá Natalie Portman como estrela

“Dias de Abandono”, do maior mito da literatura atual, está em fase de pré-produção. Mas não tem data definida para estreia

Natalie Portman: atriz e produtora | Foto: Divulgação

A italiana Elena Ferrante é uma escritora que agrada gregos, troianos, italianos e brasileiros. É uma das poucas escritoras que, apesar de ter se tornado popular, não é rejeitada pelo establishment da crítica literária universal. Ela é um mistério. Há quem aposte que Anita Raja, uma tradutora, é a pessoa real por trás de Elena Ferrante. Há também quem sugira que o escritor Domenino Starnone, marido de Anita Raja, é Elena Ferrante. O que importa mesmo é a qualidade da literatura, que a crítica, até agora, tem aprovado.

O romance “A Amiga Genial” se tornou uma série bem-sucedida da HBO. “A Vida Mentirosa dos Adultos” se tornará série pela Netflix.

O romance “Dias de Abandono” (Biblioteca Azul, 184 páginas, tradução de Francesca Cricelli) será transformado em série pelo HBO, com roteiro e direção de Maggie Betts. A protagonista será Natalie Portman, que produzirá a série. Elena Ferrante será produtora ao lado da atriz. O livro já foi levado ao cinema, com direção do italiano Roberto Faenza e com os atores Margherita By e Luca Zingaretti, em 2005. Mas sem grande sucesso. A escritora ainda não era a Elena Ferrante dos dias atuais — um mito literário e pessoal de caráter internacional.

Anita Raja, tradutora, e seu marido, o escritor Domenico Sartnone: um deles seria Elena Ferrante? Ou os dois? Ambos negam | Fotos: Reproduções

O livro saiu em 2002, quando Elena Ferrante ainda não era famosa. Trata-se da história de que uma mulher que, abandonada pelo marido, acaba por se redescobrir e por descobrir o mundo ao redor.

Oscar de melhor atriz pelo filme “Cisco Negro”, Natalie Portman é dona da produtora MountainA, em sociedade com Sophie Mas.

“Dias de Abandono” está em fase de pré-produção. Mas a HBO ainda não informou quando será sua estreia.

Sinopse da editora

“Após publicar os dois primeiros títulos da tetralogia napolitana (‘A Amiga Genial’ e ‘História do Novo Sobrenome’) da best-seller italiana Elena Ferrante, a Biblioteca Azul lança ‘Dias de Abandono’, romance com o qual a autora alcançou fama mundial e arrebatou elogios da crítica norte-americana.

“Na obra, originalmente publicada em 2002 e ainda inédita no Brasil, a escritora escondida pelo misterioso pseudônimo utiliza suas palavras cortantes e sua clareza brutal para percorrer o turbilhão emocional vivido por Olga após um casamento fracassado.

“Traída e se sentindo abandonada pelo marido, a personagem enfrenta conflitos internos em meio à nuvem cinzenta da desolação e da nova e inquietante realidade que se apresenta. Moradores de um apartamento em Turim, para onde Olga se mudou por conta da carreira profissional do marido, com dois filhos e um cachorro, Mario e Olga viveram uma relação de 15 anos com os altos e baixos de um casamento normal.

“Sem abalos que evidenciassem um término repentino, Olga ouve o discurso de seu marido anunciando que ele a deixaria naquele momento. As páginas seguintes vão desnudando cenas críticas do passado do casal, repassadas até a exaustão pela protagonista e misturadas à urgência do seu cotidiano completamente destruído.

“Em ‘Dias de Abandono’, Ferrante escancara a dor da rejeição moldada pelos sentimentos e particularidades de uma mulher. Em um corajoso e às vezes violento mergulho existencial, Olga vai aos poucos substituindo um atormentado desejo de redenção por algo ainda desconhecido. Antes presa a um personagem construído pela sociedade e por suas próprias expectativas, ela se dá conta de que amou mais justamente quando se sentiu ‘enganada, humilhada e abandonada’.

“A raiva pela justificativa mentirosa do marido ao tê-la deixado, que antes parecia acender a urgência do amor, agora o esvazia. No espaço entre esses dois pólos distintos, sem amor, dentro do nada, resta a ela saber se novos sentidos podem tomar formas na urgência da vida.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.