Sai listão dos cantores e compositores que mais ganharam dinheiro com direitos autorais em 2015

29 janeiro 2016 às 18h12

COMPARTILHAR
Bruno Caliman, que teve músicas gravadas por Bruno e Marrone, é o campeão absoluto, seguido de Anderson Freire e Roberto Carlos. O goiano Zezé Di Camargo aparece na lista
O baiano Bruno Caliman (acima), de 39 anos e um ás da música sertaneja, foi o compositor brasileiro que mais ganhou dinheiro com direitos autorais em 2015, revela o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), na categoria Rádio. Caliman já teve músicas gravadas por Gusttavo Lima, Luan Santana e pelos goianos Bruno & Marrone. Ele é apontado como um dos maiores fenômenos da música sertaneja. É uma espécie de rei Midas do ramo. Raramente erra mão, dizem compositores sertanejos.
O cantor e compositor gospel Anderson Freire (acima) ficou em segundo lugar, à frente do cantor e compositor Roberto Carlos.
Sorocaba (acima), da dupla com Fernando, ficou em quarto lugar, à frente de Nando Reis, ex-Titã. Erasmo Carlos, um dos mais importantes parceiros de Roberto Carlos, foi o sétimo colocado em faturamento. Quatro nomes mais cults, além de Nando Reis, são Caetano Veloso (14º), Lulu Santos (15º), Djavan (16º) e Herbert Viana (19º).
A crise não atingiu tanto o setor (de execução pública de músicas). O Ecad distribuiu R$ 771.702 milhões para 155.399 compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos.
O listão do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição/Rádio
1 – Bruno Caliman
2 – Anderson Freire
3 – Roberto Carlos
4 – Sorocaba
5 – Nando Reis
6 – Victor Chaves
7 – Erasmo Carlos
8 – Umberto Tavares
9 – Marília Mendonça
10 – Juliano Tchula
11 – Cesar Augusto
12 – Jeferson Junior
13 – Solange de Cesar
14 – Caetano Veloso
15 – Lulu Santos
16 – Djavan
17 – Ray
18 – Zezé Di Camargo
19 – Herbert Vianna
20 – Paula Fernandes