Rodrigo Alvarez pede demissão da Globo e diz que vai escrever livros
19 dezembro 2019 às 12h43
COMPARTILHAR
O jornalista é autor de uma série de livros. Juntos, venderam quase 1 milhão de exemplares
Casado com uma goiana, Rodrigo Alvarez é apontado como uma espécie de Paulo Coelho das biografias. Ele está publicando uma série de livros que obtiveram excelentes vendas (quase 1 milhão ao todo), rendendo-lhe uma conta bancária mais gorda. Por isso, ele pediu demissão da TV Globo e vai se dedicar à escritura de outras obras.
O diretor-geral de Jornalismo da TV Globo, Ali Kamel, escreveu um longo comunicado sobre a saída de Rodrigo Alvarez, considerado um correspondente internacional de primeira linha. “Contribuiu para a decisão dele a vida de escritor, que ele consolidou”, frisa o executivo.
Rodrigo Alvarez havia sido correspondente da Globo nos Estados Unidos, Israel e agora estava baseado na Europa. O jornalista mora na França e agora vai morar nos Estados Unidos. Vai se dedicar a escrever livros sobre grandes personagens da história (religiosos ou não).
O jornalista não foi demitido, nem pressionado a se demitir. Depois de 23 anos de Globo, saiu por conta própria. Comenta-se, na Globo, que há uma pressão redobrada pela redução de salários, inclusive dos correspondentes internacionais. Mas este não foi o motivo da saída de Rodrigo Alvarez. Chegou-se a comentar, nos bastidores, que iria para a CNN Brasil, mas não é o caso.
A Globo, depois de anos adotando a política de pejotização — pessoa jurídica — para os profissionais com salários mais alto, está mudando a configuração das contratações, optando pela carteira assinada. Consta que, quando o jornalista sai, depois de ter trabalhado na redação como qualquer outro profissional com carteira assinada, acaba por recorrer à Justiça Trabalhista. Para evitar isto, a Globo estaria descartando o sistema de pessoa jurídica.
Livros de Rodrigo Alvarez
1 — O Primeiro Imortal
2 — #Madalena sem Filtro: Memórias Póstumas da Apóstola de Jesus
3 — Aparecida — A Biografia da Santa Que Perdeu a Cabeça, Ficou Negra, Foi Roubada, Cobiçada pelos Políticos e Conquistou o Brasil
4 — Jesus — O Homem Mais Amado da História
5 — Milagres — Histórias Reais Sobre Acontecimentos Extraordinários Atribuídos à Intervenção de Nossa Senhora Aparecida
6 — Humano Demais — A Biografia do Padre Fábio Melo