Repórter do Congresso em Foco denuncia fake news e sofre ameaça de morte

06 junho 2022 às 12h55

COMPARTILHAR
Ao noticiar que um fórum anônimo planeja fake news para beneficiar Bolsonaro, Lucas Neiva recebeu ameaças. O Congresso em Foco chegou a ser tirado do ar
O jornalista Lucas Neiva publicou reportagem, no Congresso em Foco, revelando “a tática de um fórum anônimo para produzir fake news em favor do presidente Jair Bolsonaro”. Em seguida, começou a ser ameaçado de morte e seus dados pessoais foram vazados. O grupo denunciado “também atacou e derrubou o Congresso em Foco”, informa o site, em matéria publicada no domingo, 5.
Um usuário do site 1500chan disse: “Parece que alguém vai amanhecer morto”. Outro acrescentou: “Eu ri do jornalista esfaqueado em Brasília e queria que acontecesse mais”. Trama-se “ataques à honra do repórter com fake news”.
Lucas Neiva registrou boletim de ocorrência na 9ª Delegacia de Polícia de Brasília.
O Congresso em Foco sublinha que “o imageboard, também chamado pelos usuários de chan, é um fórum anônimo em que internautas se comunicam sem qualquer tipo de identificação, não havendo distinção entre eles”.
Na reportagem, Lucas Neiva informa “que um usuário da plataforma se propõe a pagar com recursos próprios, em criptomoeda, a criação de conteúdo eleitoral em favor de Jair Bolsonaro que viralizar na internet”.
A reportagem, de acordo com o “Congresso em Foco”, obteve informações de que “os usuários da página [do site anônimo] discutem maneira de jogar na oposição a culpa pelo baixo desempenho econômico de sua gestão [de Bolsonaro], em especial apontando as políticas de isolamento durante a pandemia e a oposição à PEC dos Precatórios como principais causas da crise econômica”. Um usuário assinala: “Devemos criar um sentimento de ódio contra tudo o que o Lula representa e no mínimo a sensação de ‘o Bolsonaro está certo em alguma coisa’. É possível moldar completamente a população com propaganda online”.
Por vezes, o Congresso em Foco cobre a Câmara dos Deputados e o Senado, e não só, de maneira muito mais ampla do que a maioria dos grandes jornais do país. Noutras palavras, trata-se de um meio comunicação profissional sério e responsável. Faz, enfim, jornalismo — dos bons. Acabou por se tornar, digamos assim, uma referência, até uma fonte, para os demais veículos.