Há jornal que se contenta em ser o primeiro a chegar atrasado. O Jornal Opção aprecia reinventar-se. Mas por que mexer no que está dando certo? Para obter mais sucesso e atender aos interesses dos leitores.

É a inquietude da redação, enxuta e produtiva, que levou o Jornal Opção a obter mais acessos — verificados pelo insuspeito Google Analyticz (sobre o qual não temos nenhuma ascendência) — do que “O Popular”. Em agosto deste ano, enquanto “O Popular” conquistou 6,3 milhões de acessos, o Jornal Opção obteve 14,1 milhões — mais do que o dobro do concorrente. Frise-se: se a estrutura é muito menor, a qualidade é muito maior.

O jornalismo de precisão e as análises realistas do Jornal Opção conquistam, cada vez mais, leitores em Goiás, em todo o Brasil (é muito lido em São Paulo) e em vários outros países (é lido em Portugal, Estados Unidos, China, Japão, Alemanha, Inglaterra, França etc.).

Opção Pesquisas: segurança e precisão

Em 2024, a executiva que dirige o Jornal Opção, Patrícia Moraes, criou o instituto Opção Pesquisas. No lugar de divulgar pesquisas de outros institutos — sobre as quais os jornais não têm controle sequer dos questionários aplicados e mal conhecem os estatísticos que tabulam os dados —, o Jornal Opção publica levantamentos feitos pelo Opção Pesquisas. O que confere segurança, lisura e precisão nos levantamentos.

Debates: Goiânia, Aparecida e Anápolis

Em seguida, Patrícia Moraes e o editor-executivo Ton Paulo, com o apoio da redação, organizaram três debates com os candidatos a prefeito de Anápolis, Aparecida de Goiânia e Goiânia — as três cidades que detêm os maiores PIBs do Estado.

Os debates foram bem-sucedidos. Um dos candidatos chegou a dizer: “Minha campanha realmente começou com debate do Jornal Opção”.

Acrescente-se que o Jornal Opção hoje são três jornais. Há o de Goiás. Há o do Tocantins. E há o do Entorno de Brasília. Os três são independentes. Todos bem-sucedidos. Relevante: sob o comando geral de Patrícia Moraes, o Jornal Opção-Tocantins e o Jornal Opção-Entorno de Brasília são dirigidos por duas mulheres criativas e competentes — Elâine Jardim e Cynthia Pastor.

O Jornal Opção também tem procurado ampliar e melhorar sua cobertura de meio ambiente, com reportagens publicadas diariamente. Giovanna Campos, Bonny Fonseca, editores do Jornal Opção Online, e Italo Wolff, editor-executivo, têm cuidado da área com desvelo.

O leitor certamente tem observado que todos os jornalistas da empresa escrevem artigos na coluna Faltou Dizer. Há jornais que terceirizam sua opinião para articulistas de outros Estados. O Jornal Opção, pelo contrário, incentiva a produção de opinião local. O modelo deu tão certo que tem sido copiado pela concorrência. A direção do jornal avalia que isto é positivo e nem cobra “direitos autorais”.