Euler de França Belém
Euler de França Belém

Reforma do jornal O Popular reduz as principais colunas mas classificado ganha sobrevida

“Giro” saiu de meia página no formato standard para menos de meia no formato berliner. Caiu de 20 para 13 notícias e perdeu a nobreza da página 2

Popular 2 69345fa6-cfc9-4099-bc6f-88020e36cabf

Iúri Rincon Godinho

A julgar pelo que aconteceu com suas principais colunas, a intenção do novo formato de “O Popular” foi a redução de custos. O “Giro” saiu de meia página no formato maior (standard), para menos de meia no formato menor (berliner). Caiu de 20 para 13 notícias e o pior: perdeu a nobreza da página 2 e circulou na segunda-feira na página 11.

O colunista Arthur Rezende foi o que mais perdeu. Da sua habitual uma página aos domingos, ficou com menos de uma no formato menor. A coluna “Spot” tinha 767 cm2 na sexta e 720 cm2 na segunda, a única que parece se manter praticamente inalterada.

Entretanto, a reforma (mais de forma do que de conteúdo) deu uma sobrevida ao combalido caderno de “Classificados”, que passa a ideia de que “engrossou”, o que foi possível pelo formato menor e com mais páginas. Na sexta-feira, ainda no standard, contava 8 páginas; na segunda, já no novo formato, 16.

Iúri Rincón Godinho é editor da revista “Marketing em Goiás”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.