Reforma do jornal O Popular reduz as principais colunas mas classificado ganha sobrevida
04 abril 2016 às 18h22
COMPARTILHAR
“Giro” saiu de meia página no formato standard para menos de meia no formato berliner. Caiu de 20 para 13 notícias e perdeu a nobreza da página 2
Iúri Rincon Godinho
A julgar pelo que aconteceu com suas principais colunas, a intenção do novo formato de “O Popular” foi a redução de custos. O “Giro” saiu de meia página no formato maior (standard), para menos de meia no formato menor (berliner). Caiu de 20 para 13 notícias e o pior: perdeu a nobreza da página 2 e circulou na segunda-feira na página 11.
O colunista Arthur Rezende foi o que mais perdeu. Da sua habitual uma página aos domingos, ficou com menos de uma no formato menor. A coluna “Spot” tinha 767 cm2 na sexta e 720 cm2 na segunda, a única que parece se manter praticamente inalterada.
Entretanto, a reforma (mais de forma do que de conteúdo) deu uma sobrevida ao combalido caderno de “Classificados”, que passa a ideia de que “engrossou”, o que foi possível pelo formato menor e com mais páginas. Na sexta-feira, ainda no standard, contava 8 páginas; na segunda, já no novo formato, 16.
Iúri Rincón Godinho é editor da revista “Marketing em Goiás”.