Euler de França Belém
Euler de França Belém

Real Madri não quer ser o 1º da Europa e o 2º da Espanha. É o motivo da queda de Zidane

Conquista da Liga dos Campeões enche o torcedor do Real de orgulho. Mas o que ele quer mesmo é ser campeão da Espanha

Cristiano Ronaldo e Zidane: um craque em campo e um craque fora de campo

Ao lado de Guardiola, Zinédine Yazid Zidane, de 45 anos, é um dos melhores técnicos da Europa, após ter sido craque em campo. Depois de vencer a Liga dos Campeões por três vezes seguidas, Zizou pediu demissão do comando do time do Real Madri, a máquina espanhola.

Por que Zidane deixa o Real numa fase vencedora? “Eu tomei a decisão de não continuar como técnico do Real Madrid, é um momento raro, mas esse time precisa de uma mudança para continuar ganhando, precisa de outro discurso, outra metodologia de trabalho e é por isso que tomei essa decisão”, afirma.

Zidane e o jogador Marcelo, da Seleção Brasileira

A explicação de Zidane é convincente e diz tudo, mas não foi devidamente explorada pela mídia patropi (a que li). Para os espanhóis, o título da Liga dos Campeões é importante, pois sugere que o Real Madri é o melhor time da Europa. Porém, para os espanhóis, ao menos para os torcedores do time de Cristiano Ronaldo, o que vale mesmo é ser o melhor time da Espanha. O Real Madri, nas últimas seis disputas do Campeonato Espanhol, ganhou apenas uma vez — a temporada de 2016-17, com Zidane do comando. O Barcelona, de Lionel Messi, faturou quatro vezes e o Atlético de Madri, uma.

Portanto, a missão do novo técnico do Real Madri não é (apenas) ganhar a Champions League, e sim ser campeão espanhol, derrotando o arqui-inimigo Barcelona. Zidane, antes de se tornar técnico, jogou no Real Madri e sabe que os torcedores do time adoram derrotar o Barcelona, muito mais do que vencer o Liverpool, por exemplo. Ganhar do Liverpool — e ser campeão europeu — afaga o ego dos madrilenos, mas derrotar o Barça é o nirvana.

Zidane sai na crista da onda, quando todos estão aplaudindo. Mas, se perdesse a próxima temporada do Campeonato Espanhol, sobretudo para o Barcelona, seria sumariamente demitido. Saiu antes. É inteligente.

Deixe um comentário