O programa ‘TBC Memória’, veiculado pela TV Brasil Central (TBC), que retratou a vida e história do Povo Cigano, levou o 1º lugar na disputa do 4ª Prêmio Dom Tomás Balduíno de Direitos Humanos em Jornalismo. A entrevista sobre o assunto foi da professora e especialista no assunto Francielle Miranda.

A premiação foi entregue na terça-feira, 14, na sede do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), na Vila Nova, em Goiânia. “Feliz demais por mais um prêmio, mais um reconhecimento para a TV Brasil Central e para o Departamento de Conteúdo”, disse o jornalista e produtor do programa, Fausto Borges.

O diretor geral e apresentador do ‘TBC Memória’, Enzo De Lisita, destacou que a atração é um programa que tem a cara da TV Brasil Central. “Tem o foco em Goiás. Possuímos estrutura, horário na grade e apoio da direção da Agência Brasil Central para cumprir o compromisso de levar cidadania para o público, no caso do TBC Memória, levar um pouco da história de Goiás para os goianos”, frisou.

Projeto ‘TBC Memória’

A produção foi idealizada por Fausto, Enzo De Lisita e Célio Silveira. A coordenação foi feita por Mazé Alves. Fausto produziu e dirigiu as primeiras temporadas do programa que foram ao ar.

Naquela época, participaram também as produtoras Carolina Wintter (responsável pela pauta) e Alice Valadares e o historiador Givaldo Corcinio. “Deixo também um agradecimento especial ao presidente da ABC, Reginaldo Junior, que gostou do “TBC 45 anos” e pediu que fizéssemos um programa de história na TV, acreditando na equipe do Conteúdo”, recorda Fausto.

Assista o episódio premiado do programa ‘TBC Memória’: