Por que jornalista diz que mentor do governo Bolsonaro é Silvio Santos
13 janeiro 2019 às 00h00
COMPARTILHAR
No programa “Analistas de Poltrona”, do site Poder360, Maria Rosa brinca que, ao contrário do que muitos pensam, não seria Olavo de Carvalho o mentor da gestão
Em um programa no canal de YouTube do portal de notícias Poder360, os jornalistas Mario Rosa e Alon Feuerwerker, em um tom de ironia com os programas de comentários, analisam os primeiros dias do novo governo federal e do presidente Jair Bolsonaro (PSL) em Brasília (DF). A íntegra do “Analistas de Poltrona” foi disponibilizado na terça-feira, 8, quando Bolsonaro tinha sete dias à frente da União.
Ao contrário do que muitos pensam, inclusive pelas indicações de ministros e cargos no segundo escalão do governo, o jornalista Mario Rosa disse, no quarto bloco do “Analistas de Poltrona”, que a bagunça da gestão Bolsonaro nos primeiros diz parece ter outro mentor: o dono do SBT, apresentador Silvio Santos, de 88 anos.
“Sem nenhum demérito ao Olavo de Carvalho, mas o grande ideólogo desse governo foi o Silvio Santos naquele encontro que ele [Jair Bolsonaro] foi à casa do Silvio Santos. É um programa de entretenimento.” De acordo com a análise de Rosa, o roteiro da atuação do governo segue programação parecida com a programação do canal de TV.
“Então você tem ‘A Manhã Com o Presidente’, o presidente acorda, fala coisas lindas, maravilhosas, que estimulam e deixam as pessoas otimistas. E a noite, o ministro Onyx [Lorenzoni – Casa Civil] faz assim um pouco o papel do Lombardi, e vem e dá aquele arremate no fim do programa.” Além de comparar Bolsonaro ao apresentador Silvio Santos e Onyx Lorenzoni ao locutor Lombardi, o jornalista diz que Ivo Holanda, responsável pelas pegadinhas dos programas do SBT, seria a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves.
Rosa afirma que o brasileiro ainda terá de se habituar a esse espetáculo televisivo. “Então se você vê o programa como um todo, é um programa cheio de quadros. Aí tem a ministra que faz essa pegadinha. Mas se você quiser ver só o Lombardi no fim do dia, você já tem um resumo do que foi o programa. Digamos assim, tem que se acostumar com esse programa.”