Euler de França Belém
Euler de França Belém

Pop distorce frase de filha de Iris e provoca crise política

A reportagem “Ex-governador faz discurso agressivo durante manifestação” (“Pop”, de 23 de maio), assinada por Márcia Abreu, contribuiu para azucrinar as relações entre os peemedebistas Iris Rezende e Júnior Friboi. Num discurso emocionado, Ana Paula disse, dirigindo-se ao pai, Iris: “Mostra para essa cambada que está no governo o que é fazer política de verdade”. Uma gravação prova que, no lugar do grupo de Friboi, a referência é ao governo de Goiás.

No entanto, ao transcrever a fala de Ana Paula, não se sabe por quê, Márcia Abreu retirou a palavra governo e o discurso ficou assim: “O sr. é a nossa única esperança para mudar esse Estado. Mostre para essa cambada que está aí o que é fazer por amor, mostre que política não se faz só com dinheiro”.

Como o grupo de Iris vinha sugerindo que Friboi havia conquistado parcela significativa de peemedebistas às custas de dinheiro, a referência a “dinheiro” no discurso de Ana Paula parece ter sido uma estocada no empresário. Na verdade, fica-se com a impressão de que a crítica é destinada tanto ao governador Marconi Perillo quanto a Friboi.

A rigor, o discurso não tem tanta importância — o ex-deputado Ivan Ornelas tem feito críticas mais contundentes —, mas, proferido por uma filha de Iris, tornou-se uma espécie de gota d’água.

Quanto ao jornal, deve-se dizer que, ao retirar uma palavra, “governo”, criou outro contexto para a frase, contribuindo para aprofundar uma crise, que já existia e era e é séria.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.