Euler de França Belém
Euler de França Belém

A pátria de chuteiras quer Tite na seleção brasileira de futebol. Zico e Lazaroni o defendem

Com a demissão iminente de Dunga, o técnico mais cotado para substitui-lo é o do Corinthians. É, no Brasil, o mais qualificado, ao lado de Muricy RamalhoDunga 1 col_dunga_elias11112015_223

Ao contrário do que se costuma escrever, técnico ganha e perde jogo. Dunga, quase ex-técnico da Seleção Brasileira, é uma aposta errada da Confederação Brasileira de Futebol. Era um jogador razoável e entende de futebol, mas não para treinar uma seleção. Se não gosta de um jogador, porque este é crítico, não o convoca. É o caso de Thiago Silva. Convoca jogadores tão-somente porque são obedientes “taticamente”, embora não tenham qualidade para jogar na seleção do Haiti. O mau humor de Dunga é “contagiante”. É mais temido do que respeitado pelos jogadores.

No Brasil, há três técnicos qualificados para treinar a seleção — e qualificação significa mais do que entender de futebol.Muricy Ramalho 2

Muricy Ramalho (foto acima), se estiver bem de saúde, é um dos técnicos que mais sabem pegar um time mediano e torná-lo competitivo. A Seleção Brasileira hoje — com os convocados por Dunga ou por outro técnico — é mediana e será mediana por um bom tempo. Não há como fazer milagres. Mas, com Muricy no comando, tende a melhorar aos poucos. Dunga, se pegar um time bom, o estraga. Com um time mediano, nada faz.

Zico, craque dentro de campo, é um técnico experiente e sabe se relacionar com os jogadores. Tem autoridade, agrega e não é retranqueiro. Dada sua fama como jogador, por ser um ídolo nacional, parece que os dirigentes da CBF o temem.

Tite é, no momento, “o” técnico. Entende de futebol como poucos e é um ajustador de equipes. Mesmo com equipes medianas, o Corinthians tem conquistado títulos graças ao futebol aguerrido articulado por Tite. É um grande motivador e entende de tática como poucos. Tem um olho clínico para explorar o potencial de jogadores medianos que, sob seu comando, quase se tornam craques.

durante o treino esta tarde no CT Joaquim Grava, zona leste da cidade. O proximo jogo da equipe sera dia 23/03 contra o Sao Bernardo/SP, no Estadio Primeiro de Maio, valido pela 11a. rodada do Campeonato Paulista 2016. Juiz: - Sao Paulo / SP - Brasil - 21/03/2016. Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Tite é o 12º jogador do Corinthians | Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Tite é o técnico que os brasileiros querem no comando da seleção. Como a saúde de Muricy não parece das melhores, Tite talvez seja o único que pode classificar o Brasil para Copa do Mundo de 2018.

Ao jornal “Extra!”, do Rio de Janeiro, Sebastião Lazaroni, ex-técnico da Seleção Brasileira, disse sobre Dunga: “É duro, difícil falar de um colega, um ex-atleta, campeão dentro de campo, um vitorioso. Mas muita gente foi queimada. Criou-se um momento de insegurança, a bola queima no pé. Thiago Silva falhou? Ok. Mas, peraí… Assim como, lá atrás, eu acho que não deveriam ter tirado o Mano Menezes. Seleção é continuidade. Isso tem que ser respeitado”. Ele defende que Tite deve ser indicado para dirigir a seleção.Zico 1

Jairzinho contemporiza, com certa razão: “Não é apenas com a seleção que não estou satisfeito. Não estou satisfeito é com o futebol brasileiro. Precisamos ter atenção com a base e a Lei Pelé. A Lei Pelé está matando o futebol brasileiro. Não revelamos craques e exportamos em excesso”. O Furacão da Copa do Mundo de 1970, no México, sugere que a solução não é apenas trocar o técnico. Mas a mudança do técnico, ao contrário do que pensa o cracaço de 70, é um alento, uma oportunidade para novos jogadores, novas táticas…

Entrevistado pelo “Extra!”, Zico cobra mudança: “Acho que ele [Dunga] não deveria ter sido o escolhido. E, hoje, por justiça, o técnico deveria ser o Tite”.

Dunga deve ser demitido [hoje] pela CBF. Para o bem do futebol brasileiro.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.