Amauri Soares e Lauro Teixeira planejam adotar mudanças para elevar audiência em Goiás

Lauro Teixeira e Amauri Soares: missão da dupla é melhorar a audiência da TV Anhanguera

Anúncios do Centro de Valorização da Mulher (Cevam) e de “O Popular” em horário nobre da TV Anhanguera é um sintoma de que alguma coisa não vai bem. Porque, entre o “Jornal Nacional” e a novela a seguir, está o espaço publicitário mais valorizado da TV Globo. Se a TV Anhanguera, no lugar de divulgar anúncio pago, está colocando anúncios gratuitos, é um sinal de que o departamento comercial não está conseguindo faturar a contento. O portal na “Na Telinha”, do UOL, publicou na quinta-feira, 7, a reportagem “Força tarefa — Direção da Globo vai a Goiânia para sanar crise aguda de audiência”, assinada pelo repórter Diogo Cavalcante.

“Na Telinha” sustenta que a crise de audiência ocorre “há pelo menos sete anos” — o que prova que a Globo demorou a agir (ou, se agiu, não obteve resultados satisfatórios). “A visita” dos executivos “acontece, curiosamente, após o canal carioca fechar com um de seus piores desempenhos desde que passou a ser transmitido por lá, em 1968, através da TV Anhanguera. Em cinco dias de janeiro de 2019, a Globo perdeu a liderança por quatro vezes entre 7h e meia-noite — quase a faixa conhecida pelo mercado publicitário como média-dia. Na média mensal, manteve-se líder, mas a muito custo e próxima dos índices da concorrência”. O repórter revela que, no acumulado dos 31 dias, a Globo-TV Anhanguera ficou com 10,0 pontos, contra 8,6 da Record TV e 8,0 do SBT, representado pela TV Serra Dourada. A primeira ocorrência foi em 11 de janeiro (sexta-feira), quando o canal de Silvio Santos venceu a TV Anhanguera por 8,3 a 8,0. O fato voltou a se repetir no dia 22 (terça), desta vez com a emissora de Edir Macedo na liderança: 9,3 a 9,0. Por sinal, foi neste dia que o ‘Encontro’ e o ‘Bem Estar’ fecharam na quarta colocação, abaixo dos 2,0 pontos, conforme noticiado pelo site em primeira mão. A situação prosseguiu no dia seguinte, quarta-feira, 23 de janeiro, com uma vantagem maior: 9,6 contra 9,3 da Globo. Na quarta seguinte, dia 30, a regional da Record TV alcançou o melhor desempenho — 10,0 ante 9,5 pontos. Por fim, no último dia de janeiro (31, quinta), as duas concorrentes empataram com 9,3”.

O repórter frisa que “não foi a primeira vez que a emissora carioca perdeu a liderança, mas nunca havia acontecido de forma tão frequente”.

“Na Telinha” informa que estão em Goiânia Amauri Soares, diretor da Central Globo de Programação, e Lauro Teixeira, responsável pela coordenação e estratégia de grades das regionais. Segundo o repórter, “junto a diretores da TV Anhanguera, o grupo discute ações, diagnósticos e analisa o público da praça, além de cobrar estratégias urgentes para diminuir o problema”. Amauri Soares é um dos poderosos chefões da Globo. Sua presença em Goiânia, com carta branca para agir, é sinal de que a queda da audiência se tornou preocupante.

O portal ouviu a TV Globo, que confirmou a intervenção “branca”, mas teria ressalvado: “Integrantes das equipes de Programação e Pesquisa estão em Goiânia esta semana para realizar pesquisas qualitativas de audiência. Este é um procedimento rotineiro e realizado periodicamente em todas as praças do PNT”.

Há uma questão não apontada na reportagem: a queda da audiência pode estar influenciando na redução do faturamento comercial da TV Anhanguera e, consequentemente, da TV Globo.