Euler de França Belém
Euler de França Belém

Papa Francisco tem tumor no cérebro? Jornal garante que sim, mas o Vaticano nega

Segundo o “Quotidiano Nazionale”, o tratamento pode ser feito sem cirurgia. O médico Takanori Fukushima teria examinado o papa

Papa Francisco papa-francisco-frame

Nas suas falas, Francisco sinaliza que seu papado pode não ser longo e sempre pede para que rezem por ele.  Não que acredite que, devido às mudanças que está propondo e concretizando, será morto — ao estilo de João Paulo I (até hoje, não há provas cabais de que tenha sido assassinado, mas a suspeita persiste). Mas sabe que as resistências às modificações são enormes, principalmente dentro da Igreja Católica (e as resistências são cada vez mais públicas), uma instituição que, milenar e tradicionalista, tende a mudar lentamente. A tentativa de tornar a Igreja Católica mais contemporânea, numa espécie de atualização, e, ao mesmo tempo, o labor para que a instituição retorne à simplicidade de Jesus Cristo incomoda muita gente, principalmente, quem sabe, àqueles que se acostumaram, ao longo de muitos anos, ao fausto.

Francisco, um dos papas mais hábeis e simples dos últimos anos, entende que as grandes mudanças começam pelos pequenos gestos. Mais: as mudanças, quando verdadeiras e não apenas retóricas, começam com a mudança de quem está propondo fazê-las. Espartano como poucos homens — e não apenas religiosos —, Francisco está sempre dando o exemplo.

Ante um papa que muda — a si, a Igreja Católica e, daí, contribui para a mudança do mundo, ou de parte dele —, a imprensa lhe dá a maior cobertura. Agora, segundo uma reportagem, estaria doente.

O jornal italiano “Quotidiano Nazionale” publicou reportagem sugerindo que o papa Francisco tem um pequeno tumor no cérebro. Seria um tumor “curável”. No entanto, o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, desmentiu categoricamente a informação ou boato. A reportagem, segundo ele, é “infundada” e, também, “seriamente irresponsável”.

No comunicado à imprensa, Federico Lombardi disse que “o papa está realizando como sempre suas intensas atividades”.

O “Quotidiano Nazionale”, mencionando fontes anônimas e nenhuma pública, garante que o papa Francisco consultou-se com médico japonês Takanori Fukushima, na clínica Rossore di Barbaricina. O oncologista, segundo o jornal italiano, teria percebido, por meio de exame, que há uma “pequena mancha escura” no cérebro do papa. O tratamento poderá ser feito, teria sustentado o especialista, sem necessidade de cirurgia.

Andrea Cangini, editor do “Quotidiano Nazionale”, apesar da negativa de Federico Lombardi, decidiu não desmentir a informação.

Uma resposta para “Papa Francisco tem tumor no cérebro? Jornal garante que sim, mas o Vaticano nega”

  1. Avatar Epaminondas disse:

    Segundo a doutrina, Deus se manifesta diretamente na aspiração dos bispos do Conclave, e escolhe o papa de acordo com Suas determinações.

    Deus anda com o dedo podre, heim? Escolheu um papa que pediu demissão e agora, supostamente, um com câncer!

    Se continuar assim, daqui a pouco, escolhe uma mulher!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.