Oposição ataca Marconi Perillo e a situação transforma Ana Carla em alvo. Henry James é goiano?
07 maio 2015 às 19h03
COMPARTILHAR
Parece que Henry James mudou-se para Goiás: tal a ambiguidade da política do Estado. O escritor americano se queria inglês, mas quem diria: acabou no Irajá, quer dizer, no Cerrado.
A oposição é ligeiramente cautelosa com a secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão Costa, porque entende que o responsável pela gestão da economia do Estado é o governador Marconi Perillo. Não há o que discutir: Ana Carla formula, mas não executa nada sem a autorização do tucano-chefe.
Porém, se a oposição percebe Marconi Perillo como o responsável pela política econômica e fiscal do governo de Goiás, a situação, para não criar arestas com o símbolo de fato do poder, prefere transformar Ana Carla em alvo.
Digamos que Ana Carla saia do governo. O que acontece? Nada. A política rigorosa de contenção de gastos será mantida. O que vai mudar? Os políticos da situação — os mais “corajosos” ou “ousados” — vão atacar o novo secretário da Fazenda. Mas deveriam enfrentar, de cara, o governador Marconi Perillo. Será mais eficaz, quem sabe.
Talvez seja mais conveniente — política é interesse e conveniência — reler “Retrato de uma Senhora”, “As Asas da Pomba” ou “A Taça de Ouro”, romances obras-primas de Henry James [foto acima]. No caso, a ambiguidade é mais bem delineada.