Euler de França Belém
Euler de França Belém

O Prêmio Nobel Joseph Stiglitz sugere que Portugal saia do euro para recuperar sua economia

“A Europa devia começar a pensar num divórcio amigável com alguns países. Não será um processo imune a dificuldades. Custa mais a Portugal ficar do que sair do euro”, afirma o professor de Columbia

Joseph Stiglitz: Nobel de Economia de 2001 e professor de Columbia | Reuters

Joseph Stiglitz: Nobel de Economia de 2001 e professor de Columbia | Reuters

Nobel de Economia e professor da Universidade Columbia, o economista Joseph Stiglitz disse na segunda-feira, 5, numa entrevista à Antena 1, que, se quiser recuperar sua economia, Portugal precisa “sair do euro”. “Acho que a Europa, como um todo, devia começar a pensar num divórcio amigável com alguns países, para estes pensarem em formas para lidar com a saída. Não será um processo imune a dificuldades (…). Custa mais a Portugal ficar do que sair do euro”, sublinha.

Se ficar posando de primo pobre de outros países, como Alemanha, Portugal estará “condenado”, afirma Joseph Stiglitz. O economista sublinha que a Europa “não tem, nem vai ter condições políticas para fazer as mudanças necessárias”.

“Acho que cada vez é mais claro que ficar é mais custoso do que sair”, disse Joseph Stiglitz. O que defendem a permanência de Portugal acreditam que a Alemanha adotara “uma posição mais suave” em relação a alguns países. O economista insiste que os portugueses não devem acreditar na ladainha. As políticas de austeridades prescritas pelo país da chanceler Angela Merkel “vão continuar mesmo que a teoria econômica e até o Fundo Monetário Internacional (FMI) demonstrem, claramente, que a austeridade nunca irá funcionar”.

Outros economistas sugerem que, fora do euro, não há salvação. Não é o que pensa Joseph Stiglitz. Ele aposta que a saída do euro dará a Portugal condições para “crescer, criar emprego e um processo de restruturação da dívida. Apesar de ser duro”, se a “dívida for estruturada, a moeda cresceria”.

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rui Martins

Sim… este senhor é realmente uma mente brilhante. Em 2007 dizia que a Venezuela é que era. 9 anos depois, viu-se o que aconteceu.
Este e o Krugman são 2 pedantes que só porque ganharam o nobel acham que são os maiores do mundo. Pena que maior parte das vezes, se enganem.