O Popular “mata” pauta do aluno de escola pública que foi aprovado em 6º lugar para Medicina

30 janeiro 2016 às 11h15

COMPARTILHAR
No sábado, 23, “O Popular” anuncia na capa: “Aluno da rede pública passa em 6º na UFG”. A manchete da página 8 complementa: “Sisu — Aluno da escola pública é aprovado em 6º lugar na UFG”. Mas a reportagem não cumpre com precisão o que anuncia nos dois títulos. A história de Moisés Alves de Almeida Filho é apenas levemente enunciada para, logo depois, ser esquecida. O jornal não publica sequer um fotografia do garoto, nem sua idade.
Ficamos sabendo que Moisés Filho estudou numa escola pública — o “Colégio Estadual Jardim Europa desde o 6º ano” — e que vai estudar Medicina. Nunca estudou em escola particular e pertence a uma família pobre (o repórter prefere o termo da moda, “carente”). Sem explicar a razão, a repórter Géssica Veloso, estagiária, diz que não conseguiu falar com o estudante. Parece ter ouvido “colegas” e “professores”, mas nenhum deles merece qualquer menção. A jornalista assinala que “foco e determinação são algumas das qualidades” de Moisés Filho. Pois foco e determinação são exatamente aquilo que falta à reportagem de “O Popular”.
Acrescente-se que, como não fez a reportagem, apenas anunciou que iria fazer, “O Popular” passou uma ótima pauta aos demais jornais. A história do garoto Moisés Filho está à espera de repórteres que tenham o mínimo de determinação. Porque não foi (e merece ser) devidamente contada.